Espaços para o envelhecimento ativo: estratégias arquitetônicas para o "aging in place"

A satisfação em viver mais está associada a oportunidades de seguir uma vida ativa, manter-se atualizado e sentir-se inserido na sociedade. Para isso, cabe aos espaços construídos favorecerem isso a partir de estruturas flexíveis, moldáveis às necessidades de seus usuários, de forma gradual e adaptativa, independente de sua idade.

O setor imobiliário começa a despertar para o imenso potencial que existe na arquitetura voltada à qualidade da saúde e ao aumento da expectativa de vida humana. À medida que olhamos para o futuro dos imóveis, podemos esperar um uso mais inteligente das tecnologias, com inovações e novas métricas para estabelecer uma melhor compreensão do que é bem-estar e qual sua relação com o ambiente natural ou construído. Essa qualificação representará aumento exponencial nas vendas com a viabilidade de tornar um imóvel flexível e adaptável ao longo dos diferentes momentos da vida de seu morador.

Especialistas em gerontologia ressaltam que o mercado deve, ainda, compreender que há várias formas de envelhecer com qualidade de vida. Se por um lado há necessidade de infraestrutura adequada e inclusiva, pensada, sobretudo, para os casos em que o idoso possui mobilidade reduzida, por outro, também é preciso pensar em ambientes de integração e sociabilidade.


Artigo Relacionado

Envelhecendo em casa: preparando a arquitetura para uma população idosa

Estratégias de mercado imobiliário para a longevidade

O conceito Aging in Place passa a explicar um aspecto promissor em termos de espaço construído favorável à longevidade. Para promovê-lo através do design arquitetônico é preciso considerar fatores relacionados à acessibilidade e segurança, ao isolamento, à temperatura e iluminação, ao tamanho da moradia e às distâncias a serem percorridas.

Espaços para o envelhecimento ativo: estratégias arquitetônicas para o "aging in place" - Imagem 3 de 5
Foto de Denise Chan, via Unsplash

Qualidade do ar interno, flexibilidade do espaço e qualidade dos materiais

A flexibilidade dos espaços precisará preservar a boa qualidade do ar interno e a escolha dos materiais que serão necessários às novas configurações, carece do mesmo cuidado. O interessante é prever acessibilidade regular na circulação entre os ambientes e nas passagens de portas. Em geral, ambientes amplos, com ventilação e iluminação natural abundante, abertos e integráveis servem de base para qualquer projeto de acessibilidade universal em qualquer nível.

Além disso, para um bom design, os profissionais envolvidos no desenvolvimento dos projetos devem buscar compreender como o envelhecimento impacta a mobilidade e a agilidade, diminui a visão, a audição, o tato e o equilíbrio. Também é importante analisar consequências psicológicas naturais como a negação, a depressão, a perda da conexão social, a solidão, o preconceito e a dependência de outras pessoas.

Espaços para o envelhecimento ativo: estratégias arquitetônicas para o "aging in place" - Imagem 5 de 5
Foto © Pedro Vannucchi

Estas considerações estão ligadas à importância da experiência física e multissensorial no ambiente construído, portanto influenciam na escolha dos materiais. A qualidade dos materiais determina em grande parte a interação dos usuários com o espaço construído. Eles darão identidade ao local, proporcionarão conforto visual e estético, garantirão a segurança e integridade física do usuário e determinarão a rotina de limpeza dos ambientes. Criteriosamente selecionados desde a etapa de projeto, materiais adequados não geram custos adicionais ao orçamento da obra e ainda agregam valor ao imóvel, prolongando o ciclo de vida útil da edificação.

Portanto, o Aging in Place em conjunto com as outras temáticas abordadas colaboram em difundir o fato de que a qualidade do ambiente interno - qualidade do ar interno, flexibilidade do espaço e qualidade dos materiais - tem influência na qualidade de vida dos idosos sob um enfoque interdisciplinar. Logo, o projeto imobiliário deve estar preocupado em entender como o ambiente atua na vida dos longevos, tanto no espaço individual quanto no comunitário, com o intuito de favorecer o envelhecimento no local onde eles moram, evitando ao máximo sua transferência para outros lugares, como instituições de longa permanência.

Conexão com o meio externo, com a natureza, com a comunidade e com o entorno

A localização e a implantação dos empreendimentos imobiliários estão entre as questões mais relevantes para a qualidade de vida que o imóvel irá proporcionar aos seus usuários. Primeiro, porque determinará o diálogo do edifício com a malha urbana, definirá a mobilidade local, as conexões com comércio e serviços. Segundo, porque delineará a permeabilidade entre público e privado, entre ambiente interno e externo.

Espaços para o envelhecimento ativo: estratégias arquitetônicas para o "aging in place" - Imagem 4 de 5
Residential Care Home Andritz / Dietger Wissounig Architekten. Foto © Paul Ott

Os locais projetados para longevos devem passar a sensação de segurança e familiaridade, oportunizando trocas entre a comunidade e a vizinhança naturalmente. Isso destaca a importância do entorno e do bairro à medida que as pessoas envelhecem, particularmente em termos de acessibilidade a serviços e comodidades locais. Privilegiar a conexão com a natureza - a luminosidade natural, a ventilação natural, os sons da natureza, olhar pela janela e contemplar vistas da natureza ou de elementos naturais pode afastar a frustração e aumentar entusiasmo pela vida, promovendo assim bem-estar.

Por fim, vale considerar que os espaços para pessoas com limitações de mobilidade - como necessidade de andador ou cadeira de rodas - podem ser conciliados com locais imersivos e convidativos à exploração e, até mesmo, a contemplação junto à prospecção humano-natural. Os mais desafiados nos níveis motor e sensorial devem ter as mesmas oportunidades de interagir socialmente em espaços bem iluminados, com vegetação suficiente, sons interessantes, paisagens, aromas e design agradável, compreensível e congruente com a atmosfera proposta.

Espaços para o envelhecimento ativo: estratégias arquitetônicas para o "aging in place" - Imagem 2 de 5
Foto de Lukas S, via Unsplash

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Ciro Férrer Herbster Albuquerque e Maria Eduarda Alvares Kopper. "Espaços para o envelhecimento ativo: estratégias arquitetônicas para o "aging in place"" 17 Jun 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1001648/espacos-para-o-envelhecimento-ativo-estrategias-arquitetonicas-para-o-aging-in-place> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.