Primeira torre projetada pelo OMA em Tóquio será inaugurada no segundo semestre de 2023

A Toranomon Hills Station Tower, primeira torre do OMA em Tóquio (e no Japão), projetada por Shohei Shigematsu e o OMA New York, será inaugurada no segundo semestre de 2023. Sua abertura será um marco significativo no desenvolvimento de Toranomon Hills, um novo centro financeiro de nível global. A estação intermodal de transportes conectada à torre criará uma nova porta de entrada que liga o centro financeiro ao resto da cidade.

Primeira torre projetada pelo OMA em Tóquio será inaugurada no segundo semestre de 2023 - Imagem 2 de 16Primeira torre projetada pelo OMA em Tóquio será inaugurada no segundo semestre de 2023 - Imagem 3 de 16Primeira torre projetada pelo OMA em Tóquio será inaugurada no segundo semestre de 2023 - Imagem 4 de 16Primeira torre projetada pelo OMA em Tóquio será inaugurada no segundo semestre de 2023 - Imagem 5 de 16Primeira torre projetada pelo OMA em Tóquio será inaugurada no segundo semestre de 2023 - Mais Imagens+ 11

Primeira torre projetada pelo OMA em Tóquio será inaugurada no segundo semestre de 2023 - Imagem 8 de 16
Toranomon Hills Station Tower. Imagem Cortesia de OMA e DBOX for Mori Building Co

Situada no "Global Business Center" de Toranomon Hills, perto de Kasumigaseki, adjacente ao ARK Hills e a uma curta distância a pé do Roppongi Hills e Azabudai Hills, a Station Tower será o ponto final da Avenida Shintora-Dori. A Station Tower será um arranha-céu de uso misto de 49 pavimentos, atingindo uma altura de 266 metros. O complexo englobará escritórios, espaços comerciais, hotéis e a facilidade de comunicação interativa conhecida como TOKYO NODE. O projeto será integrado à estação recém-inaugurada da Linha Hibiya do metrô de Tóquio (2020) e atuará como um hub central de transporte para a cidade.

Para criar uma interface convidativa e pública para a torre, a OMA a projetou como uma extensão da natureza e das atividades encontradas na Avenida Shintora-Dori. A base do edifício, que se assemelha a um grande funil, abre o coração da estrutura para atrair o público para dentro. O T-DECK, uma ponte para pedestres, irá conectar a torre aos diversos empreendimentos de Toranomon Hills, melhorando a circulação e fomentando uma vibrante rede de atividades e espaços verdes. A ponte irá separar e definir duas zonas públicas na base da torre: um Átrio Superior e o Átrio da Estação abaixo. O átrio da estação integrará perfeitamente o complexo com a Linha Hibiya do metrô de Tóquio. Inundado de luz natural, este átrio de três pavimentos será o primeiro em Tóquio, proporcionando uma sensação única de chegada.


Artigo Relacionado

Novo centro comercial e cultural do OMA em Tóquio começa a ser construído

Nossa primeira torre em Tóquio é dedicada a promover conexões, tanto com seus vizinhos de arranha-céus quanto com as diversas redes da vizinhança. A Station Tower se envolve e ressoa com o ambiente urbano tridimensional de Tóquio, guiando as pessoas por camadas de lugares e atividades. Seu design gira em torno de uma faixa central de atividades que permite que a vida ao redor da torre flua para dentro, para cima, e através de sua escala impressionante. Com sua forma esculpida, dividida e deslocada, ela se conecta espacial e programaticamente a Shintora-dori, a área da baía, a nova área de pedestres e espaços verdes de Toranomon Hills, a rede metropolitana de Tóquio e à rede global de criativos que ativarão o TOKYO NODE.

--Shohei Shigematsu, Sócio da OMA

Primeira torre projetada pelo OMA em Tóquio será inaugurada no segundo semestre de 2023 - Imagem 13 de 16
Toranomon Hills Station Tower. Imagem Cortesia de OMA e DBOX for Mori Building Co

A vibrante atividade pública na base da torre se estenderá verticalmente, criando uma faixa central que acomoda áreas específicas para os inquilinos da torre. No topo da torre, será estabelecido o TOKYO NODE, uma nova instalação desenvolvida em colaboração com o Mori Building. Combinando um local flexível e um fórum inovador, o TOKYO NODE será uma instalação de comunicação interativa com galerias, estúdios, jardins, piscinas e restaurantes. O seu objetivo é unir indivíduos e ideias criativas, exibindo novos valores e experiências, fomentando colaborações que valorizam vários domínios, como negócios, arte, entretenimento, tecnologia e moda.

Primeira torre projetada pelo OMA em Tóquio será inaugurada no segundo semestre de 2023 - Imagem 5 de 16
Toranomon Hills Station Tower. Imagem Cortesia de OMA e DBOX for Mori Building Co

A conclusão da Toranomon Hills Station Tower, juntamente com a Mori Tower (2014), Business Tower (2020) e Residential Tower (2022), demonstra a evolução contínua de Toranomon Hills, um bairro de aproximadamente 7,5 hectares e 800.000 metros quadrados no centro de Tóquio. No futuro, infraestrutura adicional de transporte, incluindo estradas, terminais de ônibus, metrôs e decks para pedestres, será integrada para finalizar o desenvolvimento como um novo hub internacional e centro de negócios global comparável em escala ao Roppongi Hills.

Primeira torre projetada pelo OMA em Tóquio será inaugurada no segundo semestre de 2023 - Imagem 12 de 16
Toranomon Hills Station Tower. Imagem Cortesia de OMA e The Boundary
Primeira torre projetada pelo OMA em Tóquio será inaugurada no segundo semestre de 2023 - Imagem 7 de 16
Toranomon Hills Station Tower. Imagem Cortesia de OMA e The Boundary

Shohei Shigematsu, sócio da OMA de Nova York, projetou muitos empreendimentos de uso misto recentemente. Em Tóquio, a construção começou recentemente no Harajuku Quest, um renovado centro comercial e cultural no distrito de Harajuku. No ano passado, o escritório revelou o projeto para a nova sede do Discovery Partners Institute como parte do Sistema da Universidade de Illinois. O edifício cria conexões fortes com os bairros circundantes de todos os lados, projetados de maneira multidirecional. Por último, o escritório de arquitetura revelou a sua releitura da renomada casa de leilões Sotheby's.

Primeira torre projetada pelo OMA em Tóquio será inaugurada no segundo semestre de 2023 - Imagem 14 de 16
Toranomon Hills Station Tower. Imagem Cortesia de OMA e DBOX for Mori Building Co

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Fakharany, Nour. "Primeira torre projetada pelo OMA em Tóquio será inaugurada no segundo semestre de 2023" [OMA's Inaugural Tower in Tokyo: Toranomon Hills Station Tower to Open in the Fall of 2023] 31 Mai 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1001568/primeira-torre-projetada-pelo-oma-em-toquio-sera-inaugurada-no-segundo-semestre-de-2023> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.