9 Eventos paralelos para explorar na Bienal de Arquitetura de Veneza 2023

Como uma das exposições de arquitetura contemporânea mais importantes e visitadas em todo o mundo, a Bienal de Arquitetura de Veneza se estende para além dos terrenos do Giardini, do Arsenale e de Forte Marghera para envolver toda a cidade em discussões relevantes, desafios e oportunidades a arquitetura. Para explorar perspectivas mais diversas do tema geral África: O Laboratório do Futuro, nove eventos paralelos foram oficialmente anunciados como parte da 18ª Exposição Internacional de Arquitetura - La Biennale di Venezia.

Os eventos, que são admitidos pela curadora Lesley Lokko e promovidos por organizações nacionais e internacionais sem fins lucrativos, ocorrem em vários locais espalhados pela cidade. Eles oferecem uma ampla gama de contribuições e participações que contribuem para a diversidade de vozes representadas na exposição em Veneza.

9 Eventos paralelos para explorar na Bienal de Arquitetura de Veneza 2023 - Imagem 2 de 179 Eventos paralelos para explorar na Bienal de Arquitetura de Veneza 2023 - Imagem 3 de 179 Eventos paralelos para explorar na Bienal de Arquitetura de Veneza 2023 - Imagem 4 de 179 Eventos paralelos para explorar na Bienal de Arquitetura de Veneza 2023 - Imagem 5 de 179 Eventos paralelos para explorar na Bienal de Arquitetura de Veneza 2023 - Mais Imagens+ 12

Conheça os 9 eventos paralelos programados para a 18ª Mostra Internacional de Arquitetura, com suas respectivas datas e locais.

Uma correspondência frágil - Escócia + Veneza

Docas Cantieri Cucchini, San Pietro di Castello 40

20 de maio a 26 de novembro de 2023

9 Eventos paralelos para explorar na Bienal de Arquitetura de Veneza 2023 - Imagem 6 de 17
A Fragile Correspondence - Scotland + Venice. Imagem © Daniele Sambo

Encomendada pela parceria Scotland + Venice, a exposição tem como objetivo restabelecer um diálogo com o mundo natural na esperança de encontrar uma conexão mais recíproca com a terra. Ao prestar atenção na relação entre terra e linguagem, os curadores desafiam escritores, artistas e arquitetos a iniciarem uma correspondência mais próxima com paisagens como as florestas ao redor do lago Ness ou a costa do arquipélago de Orkney. Através dessas explorações criativas, um novo léxico de termos e definições começa a tomar forma, fazendo com que os visitantes continuem imaginando maneiras alternativas de trabalhar de forma sensível com a terra, em vez de simplesmente trabalhar sobre ela. A equipe criativa por trás da exposição é composta pela Architecture Fringe, -ism e /other.

Catalonia in Venice_ Following the Fish

Docas Cantieri Cucchini, San Pietro di Castello 40A

20 de maio a 26 de novembro de 2023

9 Eventos paralelos para explorar na Bienal de Arquitetura de Veneza 2023 - Imagem 16 de 17
Catalonia in Venice_ Following the Fish. Imagem © Flavio Coddou

Em resposta ao tema de Lesley Lokko, que sinaliza a África como protagonista da inovação futura, os curadores Daniel Cid, Eva Serrats e Francesc Pla (Leve) buscam chamar a atenção para as realidades africanas na Europa. O projeto foca na perspectiva da diáspora africana na Catalunha, abordando os desafios da descolonização e da descarbonização. Organizada e produzida pelo Institut Ramon Lull, a exposição foi desenvolvida através de um processo de design baseado em conversas e workshops de co-criação para explorar a experiência migrante, bem como as oportunidades de repensar espaços urbanos e lutar por um design urbano justo e igualitário.

Climate Wunderkammer

Piso térreo do IUAV Palazzo Badoer – Calle de la Laca, San Polo 2468

20 de maio a 26 de novembro de 2023

9 Eventos paralelos para explorar na Bienal de Arquitetura de Veneza 2023 - Imagem 9 de 17
Hudson River Park, Tribeca Section. Imagem cortesia de Mathews Nielsen Landscape Architects

Imaginada como uma experiência imersiva multi-sensorial, a exposição busca mostrar o impacto das mudanças climáticas, compartilhando soluções práticas para enfrentá-las e adaptar-se a elas. Organizada pela RWTH Aachen University, consiste em uma instalação interativa física e virtual híbrida. Dessa forma, ela compartilha as narrativas e experiências dos estudantes das universidades participantes. Ao destacar a experiência das novas gerações, a exposição tem como objetivo "tornar o invisível visível", comparando antes e depois que o evento climático atingiu nossas regiões, comunidades e lugares.

Aparelhos diacrônicos de Taiwan

Palazzo delle Prigioni, Castello 4209

20 de maio a 26 de novembro de 2023

9 Eventos paralelos para explorar na Bienal de Arquitetura de Veneza 2023 - Imagem 8 de 17
Diachronic Apparatuses of Taiwan. Imagem © National Taiwan Museum of Fine Art

Organizado como um evento paralelo pelo Museu Nacional de Belas Artes de Taiwan, o Pavilhão de Taiwan teve como objetivo explorar e exibir como seus habitantes usaram a intuição e o conhecimento específico do local para moldar seu ambiente ao longo da história de Taiwan. O tema da exposição sugere que aprender metodologias passadas pode criar uma base para o desenvolvimento de abordagens contextualmente novas e eficientes para combater desafios futuros relacionados ao clima. O espaço da exposição no Palazzo delle Prigioni é dividido em quatro zonas, "Documentos de Paisagem", "Corredor Limiar", "Projeção de Vídeo" e "Proposições de Estúdio", com paisagens sonoras de Taiwan integradas à experiência por todo o espaço.

EUmies Awards. Young Talent 2023. The Laboratory of Education

Palazzo Mora, Cannaregio 3659

20 de maio a 26 de novembro de 2023

9 Eventos paralelos para explorar na Bienal de Arquitetura de Veneza 2023 - Imagem 10 de 17
EUmies Awards. Young Talent 2023. The Laboratory of Education. Imagem cortesia de YTAA

EUmies Awards. Young Talent 2023. The Laboratory of Education” é parte dos eventos paralelos oficiais da Biennale Architettura deste ano, com uma exposição e sediando o Dia dos EUmies Awards com a Cerimônia de Prêmios e debates. Organizado pela Fundació Mies van der Rohe como parte dos Prêmios EUmies, a categoria Jovem Talento tem como objetivo apoiar e promover o talento de arquitetos, urbanistas e paisagistas recém-formados.

Soluções espaciais futuras radicais, mas possíveis

25 de maio de 2023 no IUAV Ca 'Tron, Santa Croce 1957

26 de maio de 2023 na IUAV aula magna Tolentini, Santa Croce 191

9 Eventos paralelos para explorar na Bienal de Arquitetura de Veneza 2023 - Imagem 14 de 17
Bauhaus Earth. Imagem cortesia de Bauhaus Earth

A New European Bauhaus apresentará "Soluções espaciais futuras radicais, mas possíveis", um evento paralelo organizado como uma conferência projetada como um laboratório radical, intelectual e prático do futuro, seguindo o tema geral da Bienal. O evento reúne especialistas, estudantes e visitantes para experimentar, descobrir e projetar soluções futuras, novas formas de viver e melhor uso do espaço e recursos. No primeiro dia, seguindo duas masterclasses de arquitetos, seis grupos de especialistas e estudantes se juntarão a discussões paralelas nos 'Radical NEB Labs', para trabalhar em soluções coletivas para um futuro sustentável. No segundo dia, a Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, iniciará uma série de debates interdisciplinares envolvendo alguns dos arquitetos mais reconhecidos de nosso tempo e especialistas internacionais de várias áreas.

Alunos como Pesquisadores: Prática Criativa e Formação Universitária

Centro Studi e Documentazione della Cultura Armena, Dorsoduro 1602

20 de maio a 26 de novembro de 2023

9 Eventos paralelos para explorar na Bienal de Arquitetura de Veneza 2023 - Imagem 13 de 17
ZHA Metrotopia Metaverse. Imagem © Zaha Hadid Architects

O evento, organizado pelo Instituto de Tecnologia de Nova York, Faculdade de Arquitetura e Design, apresenta uma série de instalações e exposições que mostram os trabalhos de estudantes explorando a inevitável revolução ambiental em conexão com o bem-estar das futuras gerações. Uma seção virtual intitulada "Transferência de Conhecimento" dentro das plataformas CITYX Venice e Metrotopia Metaverse, com Zaha Hadid Architects, amplia a exposição do evento paralelo físico para trazer uma perspectiva única conectando pesquisa, design e prática. "Massa Global - Massa Viva. Além da Artificiosidade: Materiais Vivos" é a instalação composta e multimídia da montagem do trabalho realizado pelos estudantes das universidades participantes, enquanto a exposição física intitulada 'Diálogos Universitários' incorpora as práticas e processos criativos desenvolvidos em contextos globais.

Hong Kong transformadora

Campo della Tana, Castello 2126

20 de maio a 26 de novembro de 2023

9 Eventos paralelos para explorar na Bienal de Arquitetura de Veneza 2023 - Imagem 11 de 17
Transformative Hong Kong. Imagem cortesia de Hong Kong Arts Development Council

Organizada em conjunto pela Fundação da Bienal da Instituição de Arquitetos de Hong Kong e pelo Conselho de Desenvolvimento de Artes de Hong Kong, com a parceria da Instituição de Arquitetos de Hong Kong (HKIA), a Exposição "Transformative Hong Kong" tem como objetivo explorar questões críticas de espaços territoriais, arquitetônicos e urbanos que enfrentarão o futuro de Hong Kong. À medida que a cidade está sendo transformada por mega-projetos como a Metrópole do Norte e a Metrópole do Leste de Lantau, e inovações como a Construção Integrada Modular (MiC), a exposição destaca esta metamorfose para revelar uma cidade em constante estado de fluidez.

Tracé Bleu - Que faire en ce lieu, à moins que l’on y songe?

Campiello Santa Maria Nova 6024

20 de maio a 26 de novembro de 2023

9 Eventos paralelos para explorar na Bienal de Arquitetura de Veneza 2023 - Imagem 15 de 17
The square of Santa Maria Nova (Campiello Santa Maria Nova). Imagem © Dimitris Panas via Shutterstock

A exposição é organizada pela CA'ASI, uma empresa independente com sede na Itália, com o objetivo de promover o diálogo em torno da arquitetura contemporânea por meio de exposições e seminários que envolvem jovens arquitetos e artistas.

Convidamos você a acompanhar a cobertura abrangente do ArchDaily sobre a Bienal de Veneza 2023: O Laboratório do Futuro.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "9 Eventos paralelos para explorar na Bienal de Arquitetura de Veneza 2023" [9 Collateral Events to Explore While Visiting the 2023 Venice Architecture Biennale] 25 Mai 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1001224/9-eventos-paralelos-para-explorar-na-bienal-de-arquitetura-de-veneza-2023> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.