Casa da Arquitectura de Portugal abre duas exposições sobre Paulo Mendes da Rocha em maio

Este é o ano de Paulo Mendes da Rocha na Casa da Arquitectura. No próximo dia 26 de maio, abrem ao público duas exposições dedicadas ao Pritzker brasileiro. Geografias Construídas: Paulo Mendes da Rocha tem curadoria de Jean-Louis Cohen e Vanessa Grossman e projeto expositivo de Eduardo Souto de Moura e Nuno Graça Moura, enquanto que Paulo: Para Além do Desenho conta com curadoria de Rui Furtado e Marta Moreira e projeto expositivo de Ricardo Bak Gordon.

Percorrendo sete décadas de atividade, a imensa obra de Paulo Mendes da Rocha vai-se revelar na exposição Geografias Construídas: Paulo Mendes da Rocha com uma amplitude inédita extraída do imenso acervo entregue à Casa da Arquitectura. Intitulada Paulo: Para Além do Desenho, a mostra que vai ocupar a Galeria da Casa oferece ao visitante a oportunidade de ter com o arquiteto brasileiro uma experiência mais íntima, permitindo-lhe ouvir a sua visão do mundo e as suas reflexões sobre tantos temas que o ocuparam e que no fundo, explicam a sua obra.

Paralelamente a estas duas exposições, a instituição planeja um programa de atividades com curadoria do arquiteto Nuno Sampaio, Diretor-executivo e Comissário-geral da CA, da arquiteta Catherine Otondo e da arquiteta e historiadora Vanessa Grossman. Este programa paralelo de grande abrangência vai contar com debates, conferências, visitas de obra e pretende-se que seja uma grande festa da arquitetura e de celebração da obra e da pessoa de Paulo Mendes da Rocha.

“Esta será uma grande realização da Casa da Arquitectura para celebrar a pessoa e a obra universal de Paulo Mendes da Rocha, os seus princípios éticos, estéticos e técnicos em todo o mundo e que fará com que estas exposições em Matosinhos sejam de visita incontornável para quem gosta de arquitetura e, particularmente, da obra de Paulo Mendes da Rocha”, comenta o Diretor-executivo, Nuno Sampaio.

O Prêmio Pritzker 2006, que foi primeiro associado honorário da Casa da Arquitectura em setembro de 2018 e o mais recente galardoado com a medalha de ouro do Congresso da UIA – União Internacional de Arquitetos, faleceu a 23 de maio de 2021.

Sobre este autor
Cita: ArchDaily Team. "Casa da Arquitectura de Portugal abre duas exposições sobre Paulo Mendes da Rocha em maio" 10 Mai 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1000624/casa-da-arquitectura-de-portugal-abre-duas-exposicoes-sobre-paulo-mendes-da-rocha-em-maio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.