A história do calçadão de Copacabana: da origem portuguesa ao Burle Marx

Um dos maiores símbolos cariocas, a calçada de Copacabana é um marco na deslumbrante paisagem do Rio de Janeiro. O que nem todos sabem é que sua história (e desenho) precede a intervenção de Roberto Burle Marx na década de 1970. A origem do desenho é, assim como suas pedras, portuguesa.

A história do calçadão de Copacabana: da origem portuguesa ao Burle Marx - Imagem 2 de 6A história do calçadão de Copacabana: da origem portuguesa ao Burle Marx - Imagem 3 de 6A história do calçadão de Copacabana: da origem portuguesa ao Burle Marx - Imagem 4 de 6A história do calçadão de Copacabana: da origem portuguesa ao Burle Marx - Imagem 5 de 6A história do calçadão de Copacabana: da origem portuguesa ao Burle Marx - Mais Imagens+ 1

A história do calçadão de Copacabana: da origem portuguesa ao Burle Marx - Imagem 6 de 6
Praça Dom Pedro IV, ou Rossio, em Lisboa. Koshelyev, CC BY-SA 3.0 , via Wikimedia Commons

O traçado tão característico da praia mais famosa do mundo é baseado no desenho criado pelo engenheiro Pinheiro Furtado, no início do século XIX, para o largo do Rossio de Lisboa (a Praça Dom Pedro IV, o Dom Pedro I no Brasil). As ondas representam o encontro das águas do rio Tejo com o oceano Atlântico que acontecem na capital portuguesa e seu desenho foi batizado de "Mar Largo".

A história do calçadão de Copacabana: da origem portuguesa ao Burle Marx - Imagem 4 de 6
Augusto Malta. Ressaca na praia do Leme, Rio de Janeiro. 1921 (Coleção Pedro Corrêa do Lago/Acervo IMS)
A história do calçadão de Copacabana: da origem portuguesa ao Burle Marx - Imagem 3 de 6
Augusto Malta. Ressaca na praia do Leme, Rio de Janeiro. 1921 (Coleção Pedro Corrêa do Lago/Acervo IMS)

No início do século passado, a fim de modernizar a capital da república e homenagear a herança cultural dos colonizadores, o então prefeito Pereira Passos inaugurou o calçamento na Avenida Atlântica em 1905. As pedras foram importadas de Portugal - pois ainda não haviam sido descobertas jazidas de calcário para a extração do material em território nacional. Motivo pelo qual as chamamos de "pedra portuguesa" - para formar o calçamento, que permite a composição em distintas cores, preta, branca e vermelha. Para a sua instalação na orla carioca, foram necessários 36 calceteiros enviados pela Câmara Municipal de Lisboa ao Brasil. Até hoje a prefeitura do Rio forma seus funcionários em curso ministrado por profissionais lisboetas para a manutenção dos calçadões da orla que se estende do Leme ao Pontal.

A história do calçadão de Copacabana: da origem portuguesa ao Burle Marx - Imagem 5 de 6
Calçadas de Copacabana. Foto: MauMach75, CC BY-SA 4.0 , via Wikimedia Commons

Voltando para Copacabana, com o alargamento da Avenida Atlântica na década de 1970, foi executada uma reforma completa. O paisagista Roberto Burle Marx foi o responsável pela nova paginação do calçadão, o qual se tornou o "maior exemplo de obra de arte aplicada existente no mundo", segundo seu tombamento no Instituto Estadual de Patrimônio Cultural. Foi nesta intervenção que as ondas ganharam o sentido atual e deixaram de ser perpendiculares ao comprimento da calçada, se tornando paralelas ao mar. Burle Marx também modificou o desenho original, ao alongar suas curvas e integrá-lo a um conjunto gráfico mais amplo - marcado pelo abstracionismo formal do autor -, que dialoga com o projeto paisagístico composto por árvores de grandes copas e palmeiras. Conformando, assim, um dos cenários turísticos mais emblemáticos do mundo.

A história do calçadão de Copacabana: da origem portuguesa ao Burle Marx - Imagem 2 de 6
Calçada de Copacabana. Foto: Donatas Dabravolskas, CC BY-SA 4.0 , via Wikimedia Commons

Fontes: INEPAC, O Globo.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: ArchDaily Team. "A história do calçadão de Copacabana: da origem portuguesa ao Burle Marx" 04 Jun 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1000106/a-historia-do-calcadao-de-copacabana-da-origem-portuguesa-ao-burle-marx> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.