Cinema e Arquitetura: "Sleuth"

Esta semana no Cinema e Arquitetura, apresentamos um filme de suspense dirigido por Joseph L. Mankiewicz e filmada pela primeira vez em 1972, como adaptação da obra de teatro de Anthony Shaffer. Sua trama se centra no jogo louco entre um velho escritor de novelas e o amante de sua ex-esposa. O dono da casa propõe ao visitante que simule entrar e roubar sua mansão para obter o dinheiro da indenização do seguro e poder pagar a pensão que sua ex-esposa pede pelo divórcio.

Embora o foco do filme seja este jogo de situações a beira da loucura, a casa e seus espaços se fazem protagonistas das distintas cenas, atuando como a tela de fundo que alguma vez teve a obra de teatro que inspirou o filme. O interessante aparece no remake de 2007 - no qual Michael Caine toma o papel do velho novelista -, onde a antiga mansão inglesa se transforma numa moderna e minimalista do século 21, com elevatores, claraboias e câmeras de segurança.

Mais informações sobre o filme após o intervalo.

Cinema e Arquitetura: "Autópsia de um Crime" (1972)
Cinema e Arquitetura: "Um Jogo de Vida ou Morte" (2007)

FICHA TÉCNICA

Título original: Sleuth 
Título em Português (1972): Autópsia de um Crime
Título em Português (2007): Um Jogo de Vida ou Morte
Duração: 138 min.
Origem: Reino Unido
Diretor: Joseph L. Mankiewicz
Produtor: Morton Gottlieb, David Middlemas, Edgar J. Scherick
Roteiro: Anthony Shaffer
Trilha Sonora: John Addison
Fotografia: Oswald Morris

Cinema e Arquitetura: "Autópsia de um Crime" (1972)
Cinema e Arquitetura: "Um Jogo de Vida ou Morte" (2007)

SINOPSE

Andrew Wyke (Sir Laurence Olivier / Michael Caine) é considerado um dos mais notáveis escritores de novelas de suspense. Wyke também é um fanático jogador que converteu sua magnífica mansão do século XVI em uma galeria cheia de robôs, bonecas vivas, jogos de dardos, tabuleiros de xadrez e labirintos. Numa tarde Wyke convida Milo Tindle (Michael Caine / Jude Law), um ex-cabeleireiro e atual proprietário de uma cadeia de salões de beleza, a tomar drinks em sua casa.

No princípio Tindle disfruta de sua visita, até o momento no qual Wyke admite estar perfeitamente consciente de que Marguerite, sua ex-esposa, e Tindle são amantes. No entanto, para grande surpresa de Tindle, Wyke assegura estar encantando com a ideia de se desfazer de sua esposa, tanto, que de fato já teria preparado um plano no qual ambos sairiam beneficiados.

Já que Wyke não quer pagar a pensão a sua esposa, propõe a Tindle que simule o roubo de umas joias na casa, para que o seguro pague a indenização e com isto Wyke obtenha o dinheiro para sua esposa. Tindle não quer fazer tal coisa mas se deixa convencer. Então vão surgindo as complicações e surpresas.

Sobre este autor
Cita: Franco, José Tomás. "Cinema e Arquitetura: "Sleuth"" [Cine y Arquitectura: "Sleuth"] 01 Fev 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-93436/cinema-e-arquitetura-sleuth> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.