O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Artigos
  3. MADEIRA NA CIDADE: Concurso de Habitats Urbanos

MADEIRA NA CIDADE: Concurso de Habitats Urbanos

MADEIRA NA CIDADE: Concurso de Habitats Urbanos
Cortesia da Association of Collegiate Schools of Architecture
Cortesia da Association of Collegiate Schools of Architecture

A madeira sempre esteve presente como material estrutural em arquitetura, mas ainda não é frequente encontrá-la em projetos de grande escala. Este ano a Associação de Universidades de Arquitetura (ACSA) convoca a estudantes e arquitetos + designers com até 5 anos de formados, do mundo todo a um novo desafio: "MADEIRA NA CIDADE: Concurso de Habitats Urbanos".

O programa incentiva a estudantes e graduados, para trabalhar individualmente ou em grupo e imaginar nossas cidades, re-colocando nelas edifícios feitos com recursos renováveis, materiais de menor custo, inovação com diversos produtos de madeira e que fomentem no entorno um estilo de vida saudável..

O DESAFIO

O concurso desafia os participantes a projetar um complexo de média altura e de uso misto, que inclui habitação de baixo custo, espaços públicos, espaços para ciclistas (oficina e loja), um centro para fabricação de produtos inovadores em madeira, e um centro de distribuição. O terreno do concurso está em Red Hook, Brooklyn, um bairro com pouco fluxo de pessoas, de certa maneira isolado geograficamente, mas cada vez mais vibrante e com mais necessidade de desenvolvimento.

Aspirando a regenerar uma zona urbana manufatureira e responder às necessidades de habitação em New York, é pedido aos participantes projetar um lugar que gere oportunidades de formação profissional ligadas às novas tecnologias em madeira. Os concursantes têm que propor um sistema construtivo com base nas novas tecnologias, que funcione de maneira ótima de acordo com os novos rendimentos energéticos. 

MADEIRA 

A madeira é o material ideal se pensarmos em construir de maneira SUSTENTÁVEL: responde otimamente a amplos requerimentos estruturais e estéticos, com grande rendimento, é um motor econômico para manter bosques e postos de trabalho em nossas comunidades. Por isso o concurso anima os interessados a interpretar e implementar diversos métodos de construção, dando destaque na inovação para desenvolver sistemas possíveis de construir.

PREMIAÇÃO

1° Lugar: Estudante US 7.500 / Faculdade US 2.500
2° Lugar: Estudante US 5.000 / Faculdade US 1.500
3° Lugar: Estudante US 2.500 / Faculdade US 1.000

As inscrições estão abertas até 06 de Março, e a data limite de entrega será segunda-feira 22 de Maio. Para mais informação sobre este concurso, visite a página oficial http://acsa-arch.org/programs-events/competitions/2012-13-timber-competition

Sobre este autor
Cita: Cabezas, Constanza. "MADEIRA NA CIDADE: Concurso de Habitats Urbanos " [MADERA EN LA CIUDAD: Concurso de Hábitats Urbanos ] 17 Jan 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Alves, Jorge) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/92167/madeira-na-cidade-concurso-de-habitats-urbanos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.