O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Acaba-se o tempo para a Casa Melnikov

Acaba-se o tempo para a Casa Melnikov

Acaba-se o tempo para a Casa Melnikov
Acaba-se o tempo para a Casa Melnikov, via ArchDaily Instagram
via ArchDaily Instagram

A Residência Melnikov, a incomum obra construtivista que foi habitação e estúdio de Konstantin Melnikov, está à beira do colapso.

The Independent informa que a construção (que visivelmente move o solo onde se situa) tem debilitado perigosamente as fundações de 83 anos. A neta de Konstantin Melnikov (e atual residente da casa), Ekaterina Karinskaya, também disse ao The Independent que, devido aos tubos de aquecimento quebrados, passou mais de 50 dias sem calor em temperaturas abaixo de zero.

Embora não tenha tido interesse em converter a casa em um museu, um tenso debate entra a senhora Karinskaya e um desenvolvedor mudou todos os tipos de plano. Enquanto isso, o tempo está se esgotando para este ícone da arquitetura.

via ArchDaily Instagram
via ArchDaily Instagram

Foi um milagre que a casa de 1929 foi construída por completo – não somente fez Melnikov de alguma maneira conservar sua terra depois que Lenin tomou o poder, mas também conseguiu a aprovação dos planejadores da cidade para realizar o projeto pouco convencional. Hoje em dia, é apreciado pelos arquitetos devido aos seus volumes cilíndricos incomuns entrelaçados e sua estrutura de colmeia (que formam as 60 janelas hexagonais da casa e que permitem que o interior se banhe de luz). 

via ArchDaily Instagram
via ArchDaily Instagram

Clementine Cecil, uma das fundadoras da Sociedade de Preservação da Arquitetura de Moscou, considera a construção um dos edifícios mais importantes da cidade. Disse ao The Independent: “É escandaloso que a situação tenha chegado a esse ponto [...] O construtivismo é geralmente considerado o melhor período arquitetônico que a Rússia produziu e Melnikov é um dos mais importantes arquitetos do século 20”.

Cortesia de Flickr CC janvaneyck
Cortesia de Flickr CC janvaneyck

Então, o que está impedindo a preservação da residência? Uma complicada rede de interesses privados. 

© Will Webster
© Will Webster

Após a morte do filho de Konstantin Melnikov, metade da propriedade foi adquirida pelo desenvolvedor bilionário Sergey Gordeyev, que acusou a Sra. Karinskaya de "ocupação ilegal" da casa. Embora Gordeyev, desde então, tenha doado sua parte da casa ao Museu de Arquitetura de Moscou, a Sra. Karinskaya (a neta) permanece na dúvida sobre suas intenções.

Cortesia de Flickr CC Igor Palmin
Cortesia de Flickr CC Igor Palmin

Karinskaya sustenta que ela não vai sair de casa até que possa estar segura de que se converterá em um museu administrado pelo governo russo – não pela fundação privada de Gordeyev. Infelizmente, apesar das cartas de Karinskaya ao prefeito de Moscou (e até ao presidente Vladimir Putin), o governo se fez de surdo.

Cortesia de Flickr CC Igor Palmin
Cortesia de Flickr CC Igor Palmin

E, enquanto isso, as fundações da residência de Melnikov seguem desmoronando. 

Cortesia de Flickr CC Igor Palmin
Cortesia de Flickr CC Igor Palmin

Por The Independent

Sobre este autor
Fernanda Britto
Autor
Cita: Fernanda Britto. "Acaba-se o tempo para a Casa Melnikov" 24 Dez 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/88611/acaba-se-o-tempo-para-a-casa-melnikov> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.