O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Bienal de Veneza 2012: Torre David, Gran Horizonte / Urban Think Tank + Justin McGuirk + Iwan Baan

Bienal de Veneza 2012: Torre David, Gran Horizonte / Urban Think Tank + Justin McGuirk + Iwan Baan

Bienal de Veneza 2012: Torre David, Gran Horizonte / Urban Think Tank + Justin McGuirk + Iwan Baan
Bienal de Veneza 2012: Torre David, Gran Horizonte / Urban Think Tank + Justin McGuirk + Iwan Baan , © Nico Saieh
© Nico Saieh

Ano passado, graças a uma foto de ensaio do arquiteto fotógrafo Iwan Baan apresentada na New York Magazine, o mundo se tornou consciente de um dramático contexto em Caracas, Venezuela, o resultado da falta de residências disponíveis: a Torre David. A torre, construída como sede do grupo Confinanzas durante o boom econômico dos anos 90, foi deixada inacabada depois que a companhia foi à falência em 1994, colocando o edifício em um vazio obscuro legal onde sua propriedade passou a ser questionada.

© Nico Saieh

Desde 2000, a torre sofreu saques e decadência, a tomada de controle pelo poder público culminou com a ocupação da torre por mais de 2.500 pessoas em 2007.

© Nico Saieh

Por mais de um ano, Urban Think Tank estudou como a ocupação de uso misto da torre funcionava, com apartamentos improvisados, lojas e até mesmo uma academia no terraço. A comunidade opera sob regras rigorosas impostas pelos inquilinos informais, que foram acusados por muitos venezuelanos de serem nada mais do que criminosos.

© Nico Saieh

Convidados pelo curador Justin McGuirk, Urban-Think Tank recriou ‘Gran Horizonte’, um restaurante da Torre David, no Arsenal da Bienal de Veneza. O restaurante serve a mesma comida tradicional que o original, enquanto que fotos de Iwan Baan revelam o dia- a – dia dos inquilinos, imergindo os visitantes dentro da torre.

Torre David Trailer from Urban-Think Tank on Vimeo.

A instalação explora como o assentamento informal funciona de uma maneira que os arquitetos da torre nunca teriam imaginado, e postula que as dinâmicas informais encontrados em países emergentes poderiam servir como uma fonte vital de inovação e experimentação para os problemas urbanos em nosso mundo hiper-urbanizado.

© Nico Saieh

O projeto tem sido altamente controverso entre a comunidade de arquitetura da Venezuela, como demonstram as cartas e artigos em jornais locais reproduzidas na instalação e na Internet. A maioria dos autores dessas cartas afirma que o projeto apoia a ocupação ilegal e retrata uma imagem distorcida da realidade da Venezuela. Mas, por outro lado, o Pavilhão da Venezuela na Bienal mostrou apenas pinturas alegres e imagens de propaganda, evitando a sua finalidade: observar criticamente e agitar o debate. A controvérsia entre as duas visões só realça ainda mais a polaridade atual na sociedade venezuelana, principalmente na questão da urbanização.

© Nico Saieh

Por esse projeto, Justin McGuirk, Urban-Think Tank e Iwan Baan foram premiados com o Golden Lion pelos jurados da Bienal.

© Nico Saieh

Este restaurante temporário cria um vibrante, espaço social venezuelano no contexto silencioso, de arte de última geração do Corderie. É uma peça de Caracas-um pedaço de economia sul- mas também terreno comum. Atos de comida como um nivelador social: compartilhando algo próximo é a forma de maior convívio para troca de ideias. O projeto baseia-se na extensa pesquisa do Urban-Think Tank sobre a Torre Confinanzas, conhecida como a Torre de David, que também é apresentada aqui. Este arranha-céu de 45 andares inacabado, construído como uma sede bancária em Caracas, no anos de 1990, foi abandonado e agora é uma “favela vertical” e uma vibrante comunidade, contendo lojas e restaurantes improvisados. Aqui, a Torre de David é um símbolo do fracasso neoliberal e da auto-capacitação dos pobres. Com suas deficiências magníficas, representa uma oportunidade para reconsiderar a forma como criar e fomentar comunidades urbanas. O restaurante réplica ficcional apresentado aqui é um símbolo de auto-determinação e atua como um ponto de encontro para os visitantes, onde podem comer, beber, e no geral ter um gostinho da América do Sul. É construído a partir de materiais adequadamente humildes, com uma cozinha de trabalho e um autêntico cardápio venezuelano.

© Nico Saieh

Como parte desta mise en scène, há uma série de fotografias tiradas por Iwan Baan na Torre de David. Como em todas as barracas de comida de rua e restaurantes baratos latino americanos, existem tvs nos cantos do local. Estas irão mostrar uma série de curta-metragens sobre a torre criada por Urban –Think Tank. Isso inclui imagens de um encontro com a comunidade onde os moradores discutem sua ocupação como pertencentes a uma tradição do espaço comum que antecede os conquistadores. O restaurante, intitulado Gran Horizonte, tem o nome de um restaurante real em Caracas. Este “grande horizonte” é também uma referência para o sul global, que está sempre olhando para um equador político, além do qual fica o norte econômico.

Agradecimentos especiais para: Moradores da Torre David, Jimeno Fonseca (ITA, ETH), Yona Friedman, Paul Friedli (Schindler Aufzüge AG), Antonio Garces, Marva Griffin, Andres Lepik, Sacha Menz (Dean at ETH D-ARCH), Vivian Pedroni, Arno Schlueter (ITA, ETH), Christian Schmid, Kilian Schuster (Schindler Aufzüge AG), Katrin Trautwein and Klaus Nadler.

Sobre este autor
Paula Garcia Monteiro
Autor
Cita: Paula Garcia Monteiro. "Bienal de Veneza 2012: Torre David, Gran Horizonte / Urban Think Tank + Justin McGuirk + Iwan Baan " 16 Nov 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/80771/bienal-de-veneza-2012-torre-david-gran-horizonte-urban-think-tank-mais-justin-mcguirk-mais-iwan-baan> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.