O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. A Casa Keret – A casa mais estreita do mundo – Construída

A Casa Keret – A casa mais estreita do mundo – Construída

A Casa Keret – A casa mais estreita do mundo – Construída
A Casa Keret – A casa mais estreita do mundo – Construída, Cortesia de Centrala
Cortesia de Centrala

Contra todas as probabilidades, o projeto da casa mais estreita do mundo, a Casa Keret, em Varsóvia, na Polônia, concretizou-se graças ao apoio da Fundação Polonesa de Arte Moderna e a Prefeitura de Varsóvia.

O arquiteto, Jakub Szczesny, do estúdio Centrala, projetou a casa com uma superfície semitransparente de policarbonato para que a luz pudesse entrar e o morador não se sentisse em um lugar claustrofóbico. No entanto, poderia ser difícil de evitar tal sensação – afinal, a estrutura, que tem 90 cm de largura em uma extremidade e 1,5m em outra, está encravada entre dois edifícios, só pode ser acessada por uma escada e não tem janelas. Mesmo a geladeira só pode guardar duas bebidas ao mesmo tempo.

Cortesia de Archinect

Por outro lado, a estrutura é mais uma instalação artística, que busca levantar questões sobre o passado e o presente de Varsóvia, que uma residência permanente. Segundo o arquiteto, Szczesny, a casa é uma crítica ao déficit habitacional na Polônia, sugerindo que mais espaços residuais devam ser utilizados; além disso, a casa atrai atenção para os trágicos eventos da segunda Guerra Mundial que destruíram a cidade e estimularam a construção de seus edifícios modernos.

Cortesia de Centrala

e fato, a casa se localiza onde fora o Gueto Judaico de Varsóvia, levando Etgar Keret, o escritor israelense que será o primeiro inquilino da casa (e em função de quem a casa foi nomeada), a considerá-la um “memorial” à sua família, que morreu na revolta polonesa contra os nazistas em 1944. Contudo, após seis meses Keret passará a chave da casa adiante, para que outro inquilino possa ter a experiência de viver nela.

Cortesia de Centrala

Via News Times e The Daily Mail.

Sobre este autor
Romullo Baratto Fontenelle
Autor
Cita: Romullo Baratto Fontenelle. "A Casa Keret – A casa mais estreita do mundo – Construída" 13 Nov 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/79994/a-casa-keret-a-casa-mais-estreita-do-mundo-construida> ISSN 0719-8906