O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. LEGO completa 80 anos e continua arquitetonicamente incrível

LEGO completa 80 anos e continua arquitetonicamente incrível

LEGO completa 80 anos e continua arquitetonicamente incrível
LEGO completa 80 anos e continua  arquitetonicamente incrível, Exposição Towering Ambition no National Building Museum pelo arquiteto Adam Reed Tucker. Towering Spiral via Flickr Usuário © 2010 Brian Mosley
Exposição Towering Ambition no National Building Museum pelo arquiteto Adam Reed Tucker. Towering Spiral via Flickr Usuário © 2010 Brian Mosley

“Legos são ferramentas construtivas básicas, capazes de construir naves espaciais complexas, veículos poderosos, edifícios impressionantes e cidades inacreditáveis. Quando criança, todo mundo que conheci adorava Lego, e isso não parece ter mudado. No ensino médio, sempre que uma conversa com amigos casualmente se voltava para o assunto Lego, todos se lembravam com alegria seus dias construindo estruturas fantásticas com aqueles bloquinhos. [...] Sem dúvida o Lego tem um papel importante na minha apreciação da arquitetura.” Arquiteto Albert Lam, em um post para o Blog LPA

SOM’s John Hancock Center em Chicago, via Ezra Stoller © Esto

Quando perguntar a arquitetos o que lhes inspirou, praticamente todos (de acordo com um estudo, 99%) poderão traçar um caminho inverso e chegar à mesma origem: brincar com seus blocos de LEGO.

O Grupo LEGO, que completou 80 anos recentemente, pode se orgulhar do fato de haver aproximadamente 62 blocos de LEGO para cada pessoa no planeta. No entanto a empresa não detinha tanto sucesso até 1958, quando os blocos de plástico do LEGO incorporaram este clássico sistema de conexão e ultrapassaram os blocos Froebel (brinquedo favorito de Frank Lloyd Wright) se tornando a inspiração arquitetônica popular que são hoje.

Mas enquanto a influencia do LEGO para os arquitetos pode ser evidente, não são muitos os que sabem da contribuição da Arquitetura para o LEGO. Na realidade, apenas sob a lente da Arquitetura pode-se perceber por que o LEGO merece seu ousado apelido de “O Brinquedo do Século”

Descubra mais ligações improváveis entre Arquitetura e LEGO após o intervalo…

No início dos anos 60, o estilo moderno internacional se enraizou na América. Austeridade, funcionalidade e simplicidade eram suas características principais, incorporadas em grandes arranha-céus como o edifício Seagram de Mies van der Rohe em Nova Iorque; a Sears Tower de Skidmore, Owings & Merrill; ou o Centerin Chicago de John Hancock.

Nesta época, em uma oficina na Dinamarca, a LEGO estava passando por um processo revisão de seu design.

Godtfred Kirk Christiansen, na época o proprietário do Grupo LEGO, incumbiu seus designers de uma tarefa: criar um novo conjunto de  componentes que desse às construções de LEGO uma nova dimensão. O que eles criaram teria deixado seus contemporâneos modernistas orgulhosos: cinco elementos que se combinam aos blocos existentes, porém com um terço da altura. Esta simples minimização tornou possível construir modelos muito mais complexos que antes. Logo após, em 1962, a linha de “Modelos em Escala” da LEGO, diretamente inspirada em obras de arquitetos e engenheiros, fora criada.

Architect Adam Reed Tucker’s Obras com LEGO pelo arquiteto Adam Reed para a exposição “Towering Ambition” no National Building Museum © Flickr usuário kimberlyfaye

De acordo com o escritor do Washington Post, Phillip Kennicott, os blocos LEGO eram o brinquedo perfeito para sua época, “idealmente adequados à uma era de expansão econômica rápida e aparentemente infinita.” Assim como arranha-céus modernistas eram adicionados em nossos skylines, uma infinidade de combinações de LEGO se erguia em nossos quartos durante a infância. É isto que torna a LEGO tão inspiradora – a tentação de poder sonhar e construir com ousadia, uma espécie de garantia modernista da possibilidade e da maravilha da arquitetura em si.

A linha de modelos em escala ressurgiu com a série LEGO Architecture, modelos de clássicos da arquitetura que não fazem parte apenas da memória passada e presente da arquitetura, mas fazem também parte da história do Grupo LEGO. Portanto, com a LEGO completando 80 anos, reflita sobre o papel destes pequenos blocos em seu passado, e lembre-se da sensação de se maravilhar com suas construções que pode ter lhe colocado no caminho da arquitetura.

Sobre este autor
Romullo Baratto Fontenelle
Autor
Cita: Romullo Baratto Fontenelle. "LEGO completa 80 anos e continua arquitetonicamente incrível" 03 Nov 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/78679/lego-completa-80-anos-e-continua-arquitetonicamente-incrivel> ISSN 0719-8906