O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Bienal de Veneza 2012: Pavilhão do México

Bienal de Veneza 2012: Pavilhão do México

Bienal de Veneza 2012: Pavilhão do México
Bienal de Veneza 2012: Pavilhão do México, Inauguração mostra do México © ArchDaily
Inauguração mostra do México © ArchDaily

 

Visitamos o Pavilhão do México na Bienal de Veneza, o qual teve lugar em frente à Igreja de San Lorenzo, que passará a ser o lugar permanente de exposição para o México nos próximos nove anos, uma vez que será restaurada graças a um acordo entre o governo e a Comune di Venezia.

A Igreja de San Lorenzo, que será restaurada por México © ArchDaily

Nesta primeira ocasião o espetacular espaço da Igreja de San Lorenzo ainda não está em condições para garantir a segurança dos visitantes, no entanto, pode ser garantida a visita à sua restauração, focando na “Cultura em Construção”, que é o tema da mostra.

A Igreja de San Lorenzo, que será restaurada por México © ArchDaily

A seleção de projetos, a pedido do curador Miquel Adrià, reúne as intervenções mais recentes no patrimônio arquitetônico mexicano com propostas que tratam os centros culturais, bibliotecas, museus, galerias, cinemas, praças, parques e outros espaços culturais. Expondo 13 obras recentes que enriquecem o acervo de instalações culturais contemporâneas alojadas em edifícios preexistentes, demonstradas na instalação mediante vídeos e pranchas dispostas ao longo do percurso. Durante a inauguração, Miquel nos disse que as pessoas do bairro estavam muito felizes, já que esta igreja foi fechada ao público a espera de um restauro, e finalmente agora poderiam voltar a visitá-la.

O curador Miquel Adriá na inauguração da mostra © ArchDaily

Algumas das obras expostas intervêm em edifícios de valor históricos, catalogados e protegidos, como o Centro Cultural da Espanha que amplia um antigo palácio do Séc. XVII, o Centro de lãs Artes em San Luís Potosí em uma antiga prisão dos finais do século XIX, o Centro Cultural de San Pablo em Oaxaca inserido em um palácio do século XVI, a ampliação do edifício colonial que aloja o Museo Amparo de Puebla, o resgate do Monumento a la Revolución e da Plaza de la República, a remodelação do Museo Rufino Tamayo, e sobretudo, o conjunto de bibliotecas dos escritores e diplomáticos mais destacados da literatura do século passado, na antiga Ciudadela que dá lugar à Ciudad de los Libros e a imagem da Cidade do México.

Lâminas dos projetos selecionados © ArchDaily

Outros projetos provêm de instalações contemporâneas em velhos galpões e bodegas convertidos em espaço para a arte como a Tallera Siqueiros de Cuernacava, o Centro Cultural Elena Garro, a Galería Kurimanzutto e a Cineteca Nacional da Cidade do México, enquanto que outros complementam com equipamentos culturais jardins e parques urbanos, como o Museo Laberinto de las Ciencias y las Artes de San Luis Potosí e o Jardín Botánico de Culiacán. Com isto, se dá uma panorâmica do Common Ground mexicano, onde a diversidade de propostas focadas a construções culturais é uma mostra em si de sua própria riqueza.

Projeções dos projetos selecionados © ArchDaily

Cita: Joanna, Helm, Victor Delaqua. "Bienal de Veneza 2012: Pavilhão do México" 26 Set 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/72286/bienal-de-veneza-2012-pavilhao-do-mexico> ISSN 0719-8906