Pierres Vives / Zaha Hadid Architects

© Helene Binet

Pierre Vives é a unificação de três instituições – arquivo, biblioteca e departamento de esportes – em apenas um edifício. Estas três partes diferentes se combinam para criar um edifício com uma única identidade perceptível de longe, que se evidencia ao se aproximar dele.

© Helene Binet

O edifício foi desenvolvido utilizando-se uma lógica funcional e econômica: o desenho resulta da ideia de um grande tronco disposto na horizontal. O arquivo se encontra na base sólida do tronco, seguido pela biblioteca ligeiramente mais porosa e pela área de esportes e seus escritórios, mais abertos e iluminados na extremidade onde o troco se bifurca e se torna muito mais leve.

Corte

As ramificações verticais do tronco principal articulam os acessos.

© Helene Binet

Esta divisão longitudinal dos espaços e seus serviços se mantém ao longo de todo o edifício. Sua fachada voltada para a rua contem todas as funções públicas de cada uma das instituições, unidas por um átrio linear com um espaço de exposições ao centro. Acima deste nível de conexão, as três instituições se mantêm separadas, cada uma com seu próprio núcleo de circulação vertical.

© Helene Binet

Ao se chegar à entrada principal, os visitantes são dirigidos do átrio para os espaços educativos dos arquivos acima do nível térreo, através de elevadores e escadas rolantes. Esta artéria se articula ao longo das fachadas como uma faixa de vidro em baixo relevo, com as salas de leitura dos arquivos e da biblioteca imediatamente acessíveis.

© Helene Binet

O coração do edifício é composto pelas instalações públicas compartilhadas entre as três instituições: as salas de auditório e reuniões. Estes importantes espaços públicos conformam o volume principal central do grande dossel em balanço sobre a entrada.

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Zaha Hadid Architects
  • Ano: 2012
  • Área construída: 3252 m²
  • Endereço: l’Herault Montpellier França
  • Tipo de projeto: Institucional
  • Status:Construído
  • Materialidade: Concreto e Vidro
  • Estrutura: Concreto
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquitetos: Zaha Hadid Architects
  2. Arquiteto encarregado: Stephane Hof
  3. Engenharia Estrutural: Ove Arup & Partners
  4. Serviços: Ove Arup & Partners (Concept Design) & GEC Ingenierie
  5. Acústica: Rouch Acoustique, Nicolas Albaric
  6. Orçamento: Gec LR, Ivica Knezovic
  7. Cliente: Municipalidad de l’Herault
  8. Equipe de Desenho: Joris Pauwels, Philipp Vogt, Rafael Portillo, Jaime Serra, Renata Dantas, Melissa Fukumoto, Jens Borstelman, Thomas Vietzke, Patrik Schumacher, Kane Yanegawa, Loreto Flores, Edgar Payan, Lisamarie Villegas Ambia, Karouko Ogawa, Stella Nikolakaki, Hon Kong Chee, Caroline Andersen, Judith Reitz, Olivier Ottevaere, Achim Gergen, Daniel Baerlecken, Yosuke Hayano, Martin Henn, Rafael Schmidt, Daniel Gospodinov, Kia Larsdotter, Jasmina Malanovic, Ahmad Sukkar, Ghita Skalli, Elena Perez, Andrea B. Caste, Lisa Cholmondeley, Douglas Chew, Larissa Henke, Steven Hatzellis, Jesse Chima, Adriano De Gioannis, Simon Kim, Stephane Carnuccini, Samer Chamoun, Ram Ahronov, Ross Langdon, Ivan Valdez, Yacira Blanco, Marta Rodriguez, Leonardo Garcia, Sevil Yazici, Hussam Chakouf, Marie-Perrine Placais, Monica Noguero, Naomi Fritz, Stephanie Chaltiel
  9. Arquiteto de Desenho Local: Blue Tango
  10. Arquiteto de Execução Local: Chabanne et Partenaires

Sobre este escritório
Cita: Romullo Baratto Fontenelle. "Pierres Vives / Zaha Hadid Architects" 24 Set 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-72080/pierres-vives-zaha-hadid-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.