O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Bienal de Veneza 2012: "The Magnet and the Bomb" - ELEMENTAL

Bienal de Veneza 2012: "The Magnet and the Bomb" - ELEMENTAL

Bienal de Veneza 2012: "The Magnet and the Bomb" - ELEMENTAL
Bienal de Veneza 2012: "The Magnet and the Bomb" -  ELEMENTAL, © Nico Saieh
© Nico Saieh

 

The Magnet and the Bomb foi uma das instalações mais comentadas pelos visitantes da Vernissage da Bienal. A instalação apresenta dois projetos do escritório de sede no Chile –  Elemental, liderado por Alejandro Aravena. Estes projetos são intervenções urbanas que foram necessárias para questões sociais específicas, que demandaram um território comum entre as várias partes interessadas. Uma bomba-relógio faz a contagem regressiva na entrada da exposição, durante os 100 dias de Bienal, em torno do mesmo tempo que estes dois projetos acontecerão.

© Nico Saieh

Os projetos são apresentados sobre grandes paredes de madeira sem tratamento algum, sobre onde acontecem as projeções. A linha do tempo de cada projeto aparece sobre uma parede, esculpida no caso da Constitución (ver o projeto PRES Constitución), e como uma série de cartões inseridos em nichos no caso de Calama (ver o projeto Calama Plus).

© Nico Saieh

O Chile enfrenta um grande desafio, já que a receita triplicou em menos de uma década, apesar das desigualdades permanecerem intactas. Isto criou um descontentamento popular que está acumulando pressão como uma bomba-relógio social. Da mesma forma, a fim de manter o crescimento e permanecer competitivo a nível mundial, o país deve atrair e reter criadores de conhecimento. Apresentados aqui estão os projetos em que os arquitetos foram chamados para responder a estes grandes dilemas.

© Nico Saieh

ELEMENTAL:

Este primeiro exemplo é Constitución, uma cidade de 50.000 habitantes que foi quase que totalmente destruída por um terremoto e um tsunami que atingiu o Chile em 27 de Fevereiro de 2010. O escritório teve cem dias para entregar projetos que vão desde edifícios públicos a habitação, da matriz energética da cidade a infraestrutura de transporte. Os arquitetos propuseram o uso de uma floresta para proteger a cidade de futuros tsunamis e proporcionar acesso democrático ao rio como um parque.

© Nico Saieh

O segundo exemplo é Calama, uma cidade de 150.000 habitantes situada no deserto mais seco do mundo. É o centro da produção de cobre no Chile e, em 2011, milhares de pessoas protestaram contra a disparidade econômica e as más condições de vida. O Elemental foi mais uma vez contratado para promover uma série de projetos em cem dias – desta vez, para descomprimir a pressão social. No centro do conflito havia ainda uma guerra por água: quem era dono, quem estava usando e quanto mais seria necessário em um futuro próximo. A resposta do Elemental, que demandou consultas intensas e desafiadoras com a população local, envolveu a expansão da área ribeirinha e a transformação do campo de mineração em uma cidade propriamente dita. Em ambos os casos, o projeto urbano foi usado como uma força para atrair pessoas, conhecimento e empreendimento, como um dispositivo para acalmar a agitação social.

© Nico Saieh

Sobre este autor
Fernanda Britto
Autor
Cita: Fernanda Britto. "Bienal de Veneza 2012: "The Magnet and the Bomb" - ELEMENTAL" 25 Set 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/71794/bienal-de-veneza-2012-the-magnet-and-the-bomb-elemental> ISSN 0719-8906