O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Pavilhão Corda / Kevin Erickson

Pavilhão Corda / Kevin Erickson

Pavilhão Corda / Kevin Erickson
Pavilhão Corda / Kevin Erickson, Cortesia de Kevin Erickson
Cortesia de Kevin Erickson

Em Winnipeg, o rio Assiniboine é a maior pista de patinagem naturalmente congelada do mundo. Alargando-se por 10 km ao oeste do centro da cidade, recebe mais de quatro milhões de visitantes por ano. Com temperaturas excedendo os -40ºC, são colocadas cabanas de calefação a cada quilômetro ao longo da pista para os visitantes escaparem do frio. O Pavilhão Corda é o ganhador das cabanas de calefação do ano 2012: Um concurso de Arte+Arquitetura, no qual competiu com pavilhões de Frank Gehry, Patkau Patricia e Predock Antoine.

Cortesia de Kevin Erickson

Através da combinação de materiais simples, este pavilhão cria forma e espaço muito articulados, enquanto que marca a paisagem do rio Assiniboine. Sua relação pele-corda e estrutura se fundem para formar uma cabana quente cuja cobertura bloqueia ventos frios sem deixar de ser penetrado pela luz e vistas. O interior de madeira cria uma sensação de calor através da cor e textura, e sua corda no exterior acumula a neve. A cabana com forma de domo otimiza a renteção de calor, abrindo-se apenas para um umbral de entrada e uma vista ao céu.

Cortesia de Kevin Erickson

A inovadora aplicação do Pavilhão Corda, quanto ao material e forma, surgiu de um intenso processo de criação de protótipos. Ao invés de confiar unicamente nos desenhos arquitetônicos e nas construções padrões, para comunicar a intenção, foram criados mais de 25 protótipos em escala real e modelos para ajudar a solucionar a brecha entre a representação e a produção. Operando neste território fértil foi permitido compreender e superar os desafios de materiais e fabricação, estabelecer novos parâmetros e apresentar os potenciais desenhos latentes.

Diagrama 01

Arquiteto: Kevin Erickson
Localização: 
Winnipeg, MB, Canadá

Fotografias: Cortesia de Kevin Erickson

Sobre este autor
Joanna Helm
Autor
Cita: Joanna Helm. "Pavilhão Corda / Kevin Erickson" 19 Set 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/71330/pavilhao-corda-kevin-erickson> ISSN 0719-8906