O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Notícias de Arquitetura
  3. Bienal de Veneza 2012: Pavilhão finlandês apresenta "Novas Formas de madeira"

Bienal de Veneza 2012: Pavilhão finlandês apresenta "Novas Formas de madeira"

Bienal de Veneza 2012: Pavilhão finlandês apresenta "Novas Formas de madeira"
Bienal de Veneza 2012: Pavilhão finlandês apresenta "Novas Formas de madeira", Kilden Performing Arts Centre; Kristiansand, Noruega / ALA Architects © Ivan Baan
Kilden Performing Arts Centre; Kristiansand, Noruega / ALA Architects © Ivan Baan

 

A madeira sempre foi o material mais querido da Finlândia para construção, já que tanto a natureza como as florestas são, há muito tempo, uma fonte de inspiração para os artistas e arquitetos finlandeses. Hoje, com o uso de técnicas modernas e novos métodos de tratamento, os arquitetos da Finlândia estão tensionando os limites deste material convencional, revelando um novo potencial criativo. Para celebrar a reabertura do Pavilhão Finlandês de Alvar Aalto, restaurado para a Bienal de Veneza de 2012, a exposição “Novas Formas em Madeira” destacará as obras de jovens arquitetos finlandeses que tem usado madeira de forma inovadora em seus projetos recentes.

ALA Architects criaram uma cobertura ondulada saliente de carvalho para receber os visitantes de Kilden, o Performing Arts Center em Kristiansand, Noruega.

Kilden Performing Arts Centre; Kristiansand, Noruega / ALA Architects © Ivan Baan

Avanto Architects projetaram uma sauna pública de madeira de forma orgânica impressionante que se dissolve de forma única na paisagem deste parque localizado no litoral de Helsinki.

Hernesaari Sauna complex; Helsinki, Finlândia/ Avanto Architects © Avanto Architects

Eero Lunden e Markus Wikar aplicaram algoritmos computacionais para criar uma construção de estrutura leve de madeira para um pavilhão temporário em Turku.

Pudelma; Turku, Finlândia / Eero Lundén & Markus Wikar © Taavi Henttonen

A madeira delicadamente trabalhada é o elemento chave da Capela do Silêncio, projeto de K2S Architects, um santuário meditativo em uma das áreas mais agitadas no centro de Helsinki.

Capela do Silêncio; Helsinki, Finlândia / K2S Architects © Marko Huttunen

Igreja Kuokkala  desenhada por Lassila Hirvilammi Architects é um diálogo entre tradição e alta tecnologia na construção em madeira.

Igreja Kuokkala ; Jyväskylä, Finlândia / Lassila Hirvilammi Architects © Jussi Tiainen

O pavilhão temporário da Capital Mundial de Design de 2012 – Helsinki – desenvolvido pelo Wood Program da Aalto University, baseado no conceito elaborado por PYRY-PEKKA Kantonen, exemplifica como a inovação e a pesquisa em técnicas de construção em madeira é parte fundamental da educação de arquitetos e designers na Finlândia.

Helsinki World Design Capital 2012 / Wood Program © Aki-Pekka_Sinikoski

Alvar Aalto, reconhecido por sua habilidade na arquitetura de madeira bem como no design de móveis, foi convidado em 1956 para representar a Finlândia na Exposição Internacional em Veneza, apesar do uso incomum do material para os padrões da cidade. Embora tenha sido projetado originalmente para uso temporário, o Pavilhão de Aalto tornou-se um elemento permanente no parque Giardini Biennale.

Helsinki World Design Capital 2012 / Wood Program © Aki-Pekka_Sinikoski

No entanto, no último outono, a estrutura de madeira foi danificada pela queda de uma árvore durante uma tempestade. O acidente motivou um estudo aprofundado sobre a história do edifício e sua técnica de construção, o que inspirou a exposição deste ano que celebra as expressões contemporâneas na arquitetura da Finlândia, de longa tradição em construções de madeira e como um parâmetro comum de referência para todos os finlandeses.

Helsinki World Design Capital 2012 / Wood Program © Aki-Pekka_Sinikoski

A exposição teve a curadoria de Juulia Kauste e o design da exposição foi de responsabilidade de Esa Vesmanen do Pure Design.

A exibição é organizada pelo Museu de Arquitetura Finlandesa e apoiado pelo Ministério da Educação e da Cultura da Finlândia e pela Capital Mundial de Design de 2012 – Helsinki.  A exposição é um evento satélite desenvolvido como parte do programa da Capital Mundial de Design de 2012.

A Finlândia é também organizadora e co-expositora da Light Houses no Pavilhão Nórdico, na exibição nórdica sob o tema Common Ground.

Helsinki World Design Capital 2012 / Wood Program © Aki-Pekka_Sinikoski

 

Sobre este autor
Cita: Fernanda Britto. "Bienal de Veneza 2012: Pavilhão finlandês apresenta "Novas Formas de madeira"" 11 Set 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/70274/bienal-de-veneza-2012-pavilhao-finlandes-apresenta-novas-formas-de-madeira> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.