O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. classicos
  4. Outro
  5. Paul Rudolph
  6. 1972
  7. Clássicos da Arquitetura: Residência Bass / Paul Rudolph

Clássicos da Arquitetura: Residência Bass / Paul Rudolph

Clássicos da Arquitetura: Residência Bass / Paul Rudolph
Clássicos da Arquitetura: Residência Bass / Paul Rudolph, © Tony Monk
© Tony Monk

Fort Worth, Texas, contem uma das poucas casas construídas por Paul Rudolph fora da Flórida. A Residência Bass, do início dos anos 70, é uma tentativa de fundir o novo e o antigo: “cuja riqueza não vem do ornamento aplicado, mas sim de complexidades espaciais desenvolvidas a partir da estrutura e da elaboração tridimensional do programa”.

© U Mass Dartmouth

Esta casa é uma das obras construídas mais ambiciosas de Rudolph. A intensidade de sobrepor volumes horizontais, em balanços pronunciados, mostra o rigor projetual. Uma unidade coesa e de fácil compreensão.

© U Mass Dartmouth

Por encargo de Ana e Sid Bass em 1970, esta casa foi projetada para acomodar um extenso programa, assim como uma ampla galeria de arte contemporânea.

© Tony Monk

O projeto busca a ilusão de que a casa é composta por uma série de volumes e planos que levitam, além de partes verticais menos óbvias, como os painéis de vidro, e de alumínio esmaltados em branco. Um dos únicos componentes verticais, talvez o mais visível, é a parede que marca a esquina do jardim interior, a localização perfeita para se mostrar o contraste com as lâminas horizontais.

© Tony Monk

Embora existam quatro pavimentos principais, a residência Bass se distribui em 12 níveis diferentes. O pátio abre-se para revelar uma vista ao jardim, projetado por Robert Sion e Russell Page, com a intenção de desenvolver a proposta além do entorno imediato da casa, mas que ao mesmo tempo contempla a si mesma.

© U Mass Dartmouth

A casa foi construída deliberadamente entre as árvores da ladeira de Fort Worth. Seu contexto natural e as áreas verdes também estão conectados ao jardim, formando um ambiente natural mais amplo.

© Tony Monk

A entrada principal encontra-se no nível superior da casa, acessível pelo caminho que se estende desde o oriente. Os salões de estar principais estão em balanço sobre a pronunciada inclinação do terreno, projetando vistas panorâmicas da paisagem, demarcadas pelas paredes brancas do interior.

© Tony Monk

Construída com vigas de aço em balanço, janelas de vidro de piso a teto, colunas delgadas de acesso, e painéis de revestimento pré-fabricados, a casa se insere em um sistema reticular, que serve como base para suas dimensões verticais e horizontais.

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Paul Rudolph
  • Ano: 1972
  • Tipo de projeto: Residencial
  • Status:Construído
  • Estrutura: Aço
  • Implantação no terreno: Isolado

Sobre este escritório
Cita: Marina de Holanda. "Clássicos da Arquitetura: Residência Bass / Paul Rudolph" 04 Ago 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/62588/classicos-da-arquitetura-residencia-bass-paul-rudolph> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.