O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. JustK House / Martenson and Nagel Theissen Architecture

JustK House / Martenson and Nagel Theissen Architecture

JustK House / Martenson and Nagel Theissen Architecture
JustK House / Martenson and Nagel Theissen Architecture, © Brigida González
© Brigida González

O projeto de 365 m² é localizado um lote voltado para o sul com vista para a cidade de Tübingen. O plano de desenvolvimento dos anos 60 estipulou uma posição específica para a casa nesse local, assim como sua inserção no entorno, de acordo com o parágrafo 34 do Código Federal de Edificações

© Brigida González

O cliente encarregou os arquitetos de projetar uma casa de família que providenciaria espaço de estar passivamente aquecido para dois adultos e quatro crianças. O uso de tecnologia de iluminação eficiente, aplicação natural de materiais e o uso prudente de recursos disponíveis fazem da casa uma edificação sustentável. Dessa forma, a adaptação potencial da casa ao modo de vida da família foi um aspecto importante do projeto.

© Brigida González

A questão: é o que é bom para um espaço de estar? O que define isso e o que uma pessoa realmente precisa? Essas perguntas guiaram os arquitetos na elaboração do layout da casa, que foi projetado com eficiência para aproveitar o uso do espaço, a funcionalidade e a flexibilidade. Houve um esforço para criar espaços de qualidades marcantes usando um mínimo de materiais. A sobreposição e imaginação de usos e áreas no espaço foram projetadas para dar aos moradores uma sensação de espacialidade, de atmosferas múltiplas e de várias possibilidades de domínio – apesar da pequena área de projeto.

Corte

Revestimento do Telhado

O topo do telhado da casa foi revestido por um “chapéu sudoeste” na cobertura para providenciar proteção do vento e das outras ações climáticas. Similar às “emendas” externas, as águas do telhado se encontram para formar cristas nas bordas; estas foram soldadas para se destacar em relação à superfície de água. Essa interpretação acentua o envelope que cobre o telhado. A drenagem termina nos beirais e guia a água da chuva, que cai no revestimento do telhado, como a aba de um chapéu.

© Brigida González

Pré-fabricação, Estrutura, Tratamento da Superfície

A estrutura demanda um período curto de construção, assim como considerações sobre a sustentabilidade, culminando numa decisão de construir a casa em madeira sólida, otimizando o uso dos potenciais da pré-fabricação. A edificação inteira consiste em 136 elementos, que foram fabricados com entalhes para marcenaria e carpintaria, assim como foi feita com furos de soldagem e ranhuras para as instalações elétricas.

© Brigida González

A Madeira é o principal material usado consistentemente nas superfícies internas e na estrutura. Como uma matéria-prima renovável foi escolhida não somente para sua regulação térmica favorável. Para abaixar os preços, as superfícies de madeira nos cômodos de uso comum foram projetadas em “formas refinadas de construção”. As superfícies industriais desses elementos de madeira colocados em camadas cruzadas foram trabalhadas para preservar a característica da madeira clara.

© Brigida González

 Separáveis

A casa pode se dividir em duas unidades de convivência com entradas separadas. Sem muito esforço, a situação da família muda para atender a isso. A área total da casa é 138m², sendo que uma unidade mede 81m² e a outra 57m². Nos meses mais quentes do ano, o espaço de convivência pode ser estendido através de uma varanda de 12m² e de um pátio  de 23m².

Diagrama

O espaço de estar escalonado cria várias alturas de pé-direito, o que cria diferentes zonas no inverno. O ar frio do lado de fora se mantém preso em uma área de entrada rebaixada enquanto modera temperaturas prevalecentes na cozinha e sala de visitas, ainda que a sala de estar, por ser mais alta, sem matenha mais quente.

Diagrama

Ficha técnica:


  1. Cliente: Katrin Martenson e Dominik Bless-Martenson

Sobre este escritório
Martenson and Nagel Theissen Architecture
Escritório
Cita: Camila Bortoluzzi. "JustK House / Martenson and Nagel Theissen Architecture" 02 Ago 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/62289/justk-house-martenson-and-nagel-theissen-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.