O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Notícias de Arquitetura
  3. Torre da Cidade Busan Lotte / SOM

Torre da Cidade Busan Lotte / SOM

Torre da Cidade Busan Lotte / SOM
Torre da Cidade Busan Lotte / SOM, © SOM
© SOM

Atualmente em construção, a Torre da Cidade Busan Lotte do SOM em Busan, Coreia do Sul é erguida próximo à orla como novo marco da Ásia Oriental. Com 510 metros, esta torre de uso misto irá acrescentar 6,3 milhões de metros quadrados para esta movimentada cidade portuária. Uma linguagem única define este volume que é derivado de numerosas influências, incluindo um terreno compacto, um programa complexo e uma otimização das vistas. A torre incorporará diversas características sustentáveis e ua sistema estrutural de concreto eficiente que maximiza a eficiência dos 107 andares.

© SOM

Destinado a servir como um marco da cidade florescente de Busan, no seu terreno compacto situado na península entre duas pontes de alto tráfego foi vista uma oportunidade de criar uma torre que compromete o senso de verticalidade no terreno plano. Uma passarela de pedestres permite o fluxo livre da circulação destes. Após a entrada no embasamento, a torre é dividida em quadrantes que abrigam os lobbies para seus respectivos destinos: zonas comerciais, de serviço ou residenciais.

© SOM

Componentes primários do programa estão contidos dentro dos volumes visualmente perceptíveis que apresentam retrocessos torcidos no sentido horário. A área residencial nos pisos 59-77 acomodam 12 suítes que variam os seus tamanhos de 2-3 dormitórios, enquanto a parte superior nos pisos de 83-98 abrigam 9 suítes. As porções para os escritórios da torre serão construídos com placas de assoalho abertas que permitam que os usuários os customizem como quiserem. A plataforma de observação no último andar oferecem vistas incríveis da cidade.

© SOM

A alta resistência do concreto é utilizada ao longo dos principais componentes estruturais. O núcleo de concreto abriga toda a circulação vertical assim como as instalações mecânicas. Paredes moldadas in loco transferem as cargas do perímetro para seis megacolunas. O formato “Y” reforça de forma eficiente a estrutura minimizando o seu uso material, e simultaneamente, maximiza a resistência aos carregamentos que permite que cada camada tenha esquemas de colunas independentes adequadas para sua função.

© SOM

De acordo com SOM, vários sistemas de controles ambientais serão utilizados para reduzir o consumo energético, que vão desde as prateleiras de luz para iluminação natural até técnicas de cogeração de energia.

© SOM

Previsto para ser concluída em 2016, a Torre da Cidade Busan Lotte está programada para ser a mais alta da cidade. Para ver fotos atuais da construção visite o photostream do Busan Lotte Town Tower do, usuário do Flickr, Jens-Olaf .

 

Sobre este autor
Cita: Victor Delaqua. "Torre da Cidade Busan Lotte / SOM" 28 Jul 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/61119/torre-da-cidade-busan-lotte-som> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.