O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Punggol Promenade / LOOK Architects

Punggol Promenade / LOOK Architects

Punggol Promenade / LOOK Architects
Punggol Promenade / LOOK Architects, © Choo Meng Foo
© Choo Meng Foo

© Choo Meng Foo

Punggol Promenade é uma inserção em um ambiente a beira-mar entre um entorno urbano, que permite que os visitantes divirtam-se em um intervalo poético entrelaçando-se mudanças do tempo e espaço – memórias de uma época passada são evocadas através da incorporação de significantes que se misturam com o processo de re-familiarização, a fim de produzir novas camadas de significado. A experiência torna-se tão imersiva e pessoal que inspira uma sensação de conforto e reconciliação com a natureza.

© Frank Pinckers

A expansividade da água e do céu visto da praia Punggol Point parecem se esticar infinitamente, ocultam as torres vizinhas de habitação social, assim como a linearidade do guarda-corpo preto conduz os olhos ao horizonte.

© Frank Pinckers

A gravidade desse tratamento de cor ousado traz conotações de sobriedade ao projeto, em tributo à praia, como o memorial da Segunda Guerra Mundial. Pode-se ver o deck, com vista à praia, fazer referência ao casco dos navios petroleiros que pontilham as águas circundantes, mas sua silhueta afiada ecoa as feridas da guerra.

© Derek Swalwell

A composição dos materiais aplicados nos 4,9km da avenida compõe uma rica palheta, recordando o caráter rustico do antigo Punggol, um distrito que costumava ser habitado pelas comunidades rurais ‘kampong’, mantendo as fazendas e plantações. Tons ricamente saturados da pedra porosa, aço oxidado e a laterita, falam de uma genuína e terrosa honestidade que dá valor à instabilidade desenraizada da sociedade urbana, enquanto a textura desgastada do GRC (concreto reforçado com fibras de vidro)  infunde um tato contínuo ao longo do passeio de pedestres.

Implantação

Intercalados ao longo da promenade, abrigos de descanso, esculturalmente moldadas, dão uma grata trégua do calor tropical. Com uma estrutura de aço, com revestimento de alumínio, o abrigo é construído como um dinâmico espiral que traz a referência dos elementos do contexto da costa, imitando a ondas e das conchas espiraladas.

© Choo Meng Foo

O revestimento externo é configurado a partir de um modulo triangular, que através um cálculo de permutação adota essa geometria distinta. A versatilidade dessa configuração foi demonstrada no envelope, semi-fechado, do abrigo, uma consideração projetual que se resguarda do comportamento anti-social.

© Choo Meng Foo

A pele, tipo armadura, deve desenvolver uma pátina desgastada ao longo do tempo, a característica que se funde com o charme ‘rural’ da promenade. As faces internas dos abrigos – painéis de alumínio interligados- têm um leve brilho que capta o clima do entorno, através da reflexão das cores da luz do dia, e sua mudança ao longo do dia.

© Frank Pinckers

Uma especulação poética sobre o artificio construído e o natural é inspirada pelo enquadramento calculado dessas suaves mudanças – seja olhando para uma lagoa á beira-mar, ou seja pairando próximo a borda d’água em uma plataforma mirante-, como objetivo de despertar uma revigorada conexão com a paisagem e a natureza.

Ficha técnica:

Equipe:

  1. Arquitetos: LOOK Architects
  2. Arquiteto Principal: Look Boon Gee
  3. Equipe de Projeto: Ng Sor Hiang, Anton Siura, Lee Liting, Friska Siswanto
  4. Construtora: Horti-Flora Services Pte Ltd
  5. Fotografias: Frank Pinckers, Anton Siura, Choo Meng FooDerek Swalwell

 

  1. Cliente: Autoridade do Desenvolvimento Urbano, Singapura

Cita: Marina de Holanda. "Punggol Promenade / LOOK Architects" 20 Jun 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/54909/punggol-promenade-look-architects> ISSN 0719-8906