Torre CTF Tianjin / SOM

O solo será quebrado”, é o que promete o mais novo arranha-céu do Skidmore Owings & Merrill LLP (SOM). Com 96 pavimentos, a CTF Tianjin Tower usa curvas ondulantes para sutilmente expressar seus três elementos programáticos ao apresentar uma expressão em negrito monolítico no skyline do distrito de TEDA, além de Tianjin, China. O edifício de 530 metros abriga escritórios, 300 apartamentos de serviço e 350 quartos, dum hotel cinco estrelas debaixo de seu topo corajosamente arqueado.

A pele de vidro ligeiramente curvada esconde as oito colunas inclinadas que estão por trás das curvas primárias da elevação. Integrais para resolver a gravidade e carregamentos laterais, estas colunas inclinadas aumentam a rigidez da estrutura, em resposta às preocupações sísmicas. Estrategicamente colocadas, aberturas de vento combinadas com a forma aerodinâmica da torre diminui dramaticamente as forças do vento, reduzindo a formação de vórtices. “O parâmetro estrutural singular mais importante de um edifício de grandes alturas é a arquitetura,” afirma o parceiro estrutural do SOM, o engenheiro civil, William Baker. “A CTF Tianjin Tower será significativamente mais silenciosa, com menos movimentos do que outros edifícios altos. Testamos 18 esquemas no túnel de vento antes de finalizar o projeto”.

Cortesia de SOM

Os 389.980m² de projeto foram desenhados para o padrão ouro LEED®, com um envelope de alto desempenho, otimizando a iluminação natural e áreas verdes paisagísticas entre as suas estratégias sustentáveis. Se concluído hoje, o CTF Tianjin Tower só seria menor do que outro projeto do SOM, Burj Khalifa, em Dubai.

 

Sobre este autor
Cita: Joanna Helm. "Torre CTF Tianjin / SOM" 29 Mai 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-51032/torre-ctf-tianjin-som> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.