O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casa Clara / Inês Cortesão

Casa Clara / Inês Cortesão

Casa Clara / Inês Cortesão
Casa Clara / Inês Cortesão, © FG + SG - Fernando Guerra, Sérgio Guerra
© FG + SG - Fernando Guerra, Sérgio Guerra

Envolvida pelo povoado, descobre-se ao fundo de uma quelha uma casa em pedra com dois pisos. A intervenção começa por retirar o conteúdo das vivências dos antigos habitantes. A base de trabalho é uma caixa em pedra de granito dourado, ligada a um volume contíguo em tijolo rebocado onde construímos a cozinha e a instalação sanitária.

© FG + SG - Fernando Guerra, Sérgio Guerra

As espessas paredes em pedra são preenchidas nos vãos por finas caixilharias de cor branca, no 1º piso, deixando transparecer o interior e conferindo a leveza e o equilíbrio deste amontoado de pedra aparelhada. No piso térreo grandes portas brancas opacas encerram o pátio da casa.

© FG + SG - Fernando Guerra, Sérgio Guerra

A cobertura em telha de canudo branca foi determinante para completar a harmonia “clara” do conjunto, destaca-se da envolvente e encena os dias de neve, momento de consagração conceptual do projecto. No volume contíguo invertem-se os princípios: a construção tradicional com cobertura de duas águas é preterida por um volume puro de cobertura plana totalmente branco. O conteúdo da caixa de pedra, estucada no interior, é preenchido por madeira de castanheiro.

© FG + SG - Fernando Guerra, Sérgio Guerra

No 1º piso, uma sala de planta quadrada com o fogo da lareira ao centro, onde se convive e se aquece o corpo enregelado pelo inverno. De forma simétrica, quer ao nível da organização do espaço quer do desenho do mobiliário e do seu uso, distribuem-se os quatro quartos/alcovas. A separação entre a sala e os quartos é definida por paredes em madeira que seguem na vertical o alinhamento das réguas do pavimento, cortadas à medida da casa.

© FG + SG - Fernando Guerra, Sérgio Guerra

Estas paredes ocultam a estrutura de suporte da cobertura e contêm os armários e as portas que servem os quartos. O desenho destas aberturas acerta de modo rigoroso com a escala e dimensões da “casca de pedra” conferindo diversas assimetrias e revelando a reduzida dimensão humana da casa.

Axonométrica

Uma intervenção que procura através de princípios e processos construtivos tradicionais incutir uma imagem de contemporaneidade que faz desta casa uma excepção na paisagem da serra.

Planta 00
Planta 01
Corte

Ficha técnica:

Equipe:

  1. Equipe: Luís Bonito, Marco dos Santos
  2. Cliente: Carlos Morgado

 

 

 

Sobre este escritório
Inês Cortesão
Escritório
Cita: Gica Fernandes. "Casa Clara / Inês Cortesão" 21 Abr 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/44484/casa-clara-ines-cortesao> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.