Edifício Ignacia / Gonzalo Mardones Viviani

O Edifício Ignacia está localizado em Santiago de Chile dentro em um bairro residencial cercado por parques, praças e pela presença de colinas ao norte, além de montanhas e da proximidade com Rio Mapocho.

© Nico Saieh

O investimento consiste em uma operação atípica, pois ao invés da venda de apartamentos é vendido o metro quadrado. Cada proprietário compra a quantidade necessária de metros quadrados conforme seu programa de necessidades.

© Nico Saieh

Ignacia é composto por um grupo de quatro apartamentos de grande área e consiste em dois volumes, com dois apartamentos cada. Os volumes possuem uma planta retangular e três andares completos. O quarto andar está recuado, permitindo o uso dos telhados para terraços e piscinas.

© Nico Saieh

No projeto também está contemplado o uso de um subsolo habitável. Invadir os espaços subterrâneos gera uma possibilidade única de luz e ventilação natural.

© Nico Saieh

Os quatro apartamentos têm condições especiais, pois todos são diferentes entre si tanto em relação aos seus programas como em seus tamanhos. Cada apartamento tem pelo menos dois níveis e cada um deles é acessado através de um espaço com pé direito duplo.

© Nico Saieh

O programa de necessidades foi resolvido principalmente na secção vertical, pois os apartamentos estão intercalados horizontal e verticalmente em uma interação espacial em busca de luz natural com utilização de recuos e varandas. Isso permite a divisão do edifício, para calor e frio, criando isolamento natural, ventilação e iluminação.

© Nico Saieh

A importância do uso e do controle da luz natural e das sombras resultou em uma proposta bioclimática com a criação de espaços intermediários que permitem a melhor utilização dos espaços internos dos apartamentos com luz natural durante todo o dia.

© Nico Saieh

Além disso, cada apartamento tem seus quartos voltados para o norte. A orientação solar correta e a utilização de painéis solares nos telhados contribuem para a economia de energia. O único elemento que unifica todos os apartamentos é a materialidade e as interrupções. Somente um material reforça a ideia de um único volume: o concreto.

© Nico Saieh

O interior dos apartamentos é inteiramente branco permitindo uma maior luminosidade e reflexão da luz. Portas, janelas e marcenaria foram executadas em madeira de cedro.

Planta 1º pavimento
Planta 3º pavimento

De um ponto de vista construtivo o edifício é resolvido com estrutura de concreto reforçado com dióxido de titânio e um sistema de moldes modulados, tendo sempre como base as medidas das janelas, soleiras, vigas e paredes. A área total de construção é 2670 m2 e cada apartamento possui entre 400 e 500 m2 de área interna.

Corte

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Gonzalo Mardones Viviani
  • Ano: 2011
  • Área construída: 2670 m²
  • Tipo de projeto: Residencial
  • Status:Construído
  • Características Especiais: Sustentável
  • Materialidade: Concreto
  • Estrutura: Concreto
  • Localização: santiago, Chile

Informação Complementar:

  1. Construtor: Salvador Errázuriz
  2. Engenheiro: Alfonso Larraín

 

Sobre este escritório
Cita: Leonardo Marquez. "Edifício Ignacia / Gonzalo Mardones Viviani" 06 Abr 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-41840/edificio-ignacia-gonzalo-mardones-viviani> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.