O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Última hora: MASP implodido por falta de segurança e já há proposta de Paulo Mendes da Rocha

Última hora: MASP implodido por falta de segurança e já há proposta de Paulo Mendes da Rocha

Última hora: MASP implodido por falta de segurança e já há proposta de Paulo Mendes da Rocha
Última hora: MASP implodido por falta de segurança e já há proposta de Paulo Mendes da Rocha, © Itamar Miranda, via detail.de
© Itamar Miranda, via detail.de

Esta tarde reuniram-se mais de um milhão de manifestantes no vão do MASP, considerado perigoso por peritos de segurança infraestrutural considerando a demolição do Museu.

A obra notável de Lina bo Bardi apresenta já há algum tempo problemas de segurança na estrutura vanguardista da arquiteta. As fissuras no piso do MASP são visíveis pelo exterior e a curvatura do concreto ameaça a possibilidade de desabamento sobre o público que se utiliza do espaço ícone nas manifestações públicas da capital paulista. Por este motivo a obra da modernista Lina bo Bardi será implodida e substituída por uma obra de outroreferente da arquitetura brasileira, Paulo Mendes da Rocha.

O arquiteto responsável pelo MUBE (Museu Brasileiro da Escultura) também já propôs um grande vão de concreto que não apresenta ameaças. Nosso ganhador do Pritzker,  foi convidado a reformular um novo MASP  que foi inaugurado em 1947.

© its_daniel

Os expertos que impulsionaram a implosão argumentam que o vão é demasiado grande para as técnicas de construção disponíveis em S. Paulo nos anos 40, por esse motivo tentam demonstrar com análises detalhadas a instabilidade na estrutura principalmente nos domingos, dia de maior afluência ao Museu.

Enquanto o problema não for solucionado as grandes esculturas passarão para o piso subterrâneo e as visitas serão limitadas para não sobrecarregar o Museu. O projeto de Mendes da Rocha ainda não foi apresentado, pelo que aguardamos a sua publicação.

Fique atento e visite a notável obra enquanto pode.

© Eli K Hayasaka

* Esta é uma notícia que felizmente foi impulsionada pelo especial dia de hoje, mais uma publicação especial para o 1º de Abril.

Continuamos defensores do patrimônio arquitetônico brasileiro e esperamos não ofender os leitores mas sim incentivá-los a partilhar o bom-humor num dia que o privilegia! Com tudo, não deixe de visitar o MASP  uma referência modernista mundial.

Cita: Jorge Alves. "Última hora: MASP implodido por falta de segurança e já há proposta de Paulo Mendes da Rocha" 01 Abr 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/41053/ultima-hora-masp-implodido-por-falta-de-seguranca-e-ja-ha-proposta-de-paulo-mendes-da-rocha> ISSN 0719-8906