O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Sammlung Goetz Munich / Herzog & de Meuron

Sammlung Goetz Munich / Herzog & de Meuron

Sammlung Goetz Munich / Herzog & de Meuron
Sammlung Goetz Munich / Herzog & de Meuron, © Wilfried Petzi
© Wilfried Petzi

Estivemos acompanhando o progresso dos projetos recentes de Herzog & de Meuron. No entanto, por diversas vezes, é interessante ver algumas obras mais antigas do escritório para perceber a linha comum de pensamento ao longo de seu percurso através do portfólio e analisar como o processo de projeto dos arquitetos evoluiu com o passar dos anos, respondendo às novas tecnologias, materiais e preocupações ambientais. Apesar do Museu de Sammlung Goetz em Munique ter sido projetado e construído há duas décadas, o projeto ilustra a obsessão do escritório com o tratamento externo do edifício.

Sammlung Goetz Munich: Architecture from Parkhaus Pictures on Vimeo.

A seleção de materiais e o desenho da fachada é um aspecto importante da identidade destes arquitetos, apesar de termos notado outra característica comum entre este projeto e os trabalhos seguintes – a fascinação pelo volume flutuante.

© Wilfried Petzi

A galeria Goetz é um volume independente situado em um local reservado entre a rua e uma casa da década de 1960. As galerias localizam-se nos pisos inferior e superior com dois pilares de concreto armado que se apoiam entre os espaços dos escritórios e da área de recepção.

© Wilfried Petzi

Dependendo das condições da iluminação natural e do ponto de vista do observador, a galeria parece tanto como um volume fechado e fluido que consiste dos materiais relacionados (compensado de vidoeiro, vidro opaco, alumínio não tratado) bem como uma caixa de madeira apoiada em duas espátulas no jardim”, explicou Herzog & de Meuron.

© Wilfried Petzi

Através da seleção de vidros, o projeto possui uma essência noturna dramática, situação na qual as galerias superiores brilhantes parecem pairar sobre o nível do térreo iluminado.  Tais paralelos ao partido do volume flutuante foram posteriormente desenvolvidos pelo escritório, basta observar o projeto da Filarmônica – uma forma dinâmica transparente cobrindo uma base antiga de alvenaria – ou talvez, mesmo a composição em balanço da Vitra Haus onde as faces iluminadas dos volumes proporcionam uma elaboração em avanços e recuos de pentágonos iluminados suspensos durante a noite.

Sobre este autor
Fernanda Britto
Autor
Cita: Fernanda Britto. "Sammlung Goetz Munich / Herzog & de Meuron" 01 Abr 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/40824/sammlung-goetz-munich-herzog-e-de-meuron> ISSN 0719-8906