O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Qatar 2022: É construído o primeiro edifício sustentável rumo à Copa do Mundo

Qatar 2022: É construído o primeiro edifício sustentável rumo à Copa do Mundo

Qatar 2022: É construído o primeiro edifício sustentável rumo à Copa do Mundo
Qatar 2022: É construído o primeiro edifício sustentável rumo à Copa do Mundo, © Arup Associates
© Arup Associates

No final de 2010, quando Qatar se candidatou para sediar a Copa do Mundo de Futebol em 2022, foi lançado um plano de construção de uma série de estádios e edifícios desportivos sustentáveis, capazes de proteger os esportistas e espectadores do intenso calor da região.

© Arup Associates

A primeira destas estruturas, um Showcase para 500 pessoas, foi desenhada por Arup Associates e construída em apenas quatro meses. O edifício conta com um teto retrátil, ar condicionado abaixo dos assentos e uma grande quantidade de painéis solares fotovoltaicos que alimentam a rede de energia local quando o campo não estiver em uso.

Planta 2

Com a enorme pegada que, inevitavelmente, gera o maior evento esportivo do mundo, os países sede colocam atualmente muitos cuidados nas medidas ambientais dos projetos de seus novos recintos. Para a Copa do Mundo de 2010, a África do Sul construiu uma grande variedade de estádios eco-amigáveis, o mesmo acontecerá com o Brasil em 2014 e Rússia em 201

© Arup Associates

Qatar – uma das nações mais ricas em petróleo – não quer ficar para trás, e graças a isto tem a facilidade de custear impressionantes projetos sustentáveis de vanguarda. Para o evento esportivo busca-se combater o conceito errôneo que dizem dos lugares áridos e extremamente calorosos, que não estão em condições de acolher grandes eventos desportivos, e estão fazendo isto com estilo.

© Arup Associates

Não somente pensaram no desenvolvimento de incríveis “estádios solares”, uma vez que os cientistas locais desenvolveram uma espécie de nuvem que flutua por cima dos estádios e bloqueia os raios solares mais fortes.

© Arup Associates

Neste Showcase, a “nuvem” não será necessária. Uma das características mais chamativas da arena é sua cobertura de painéis triangulares, que pode ser manipulada para proporcionar um refúgio frente ao calor ou dos ventos agressivos, mantendo a ventilação natural.

© Arup Associates

Michael Beaven de Arup descreve a tripla missão da arena como uma tentativa de “misturar as ideias tradicionais dum projeto passivo com tecnologias inovadoras, para poupar energia e um desenho arquitetônico cômodo e atraente”, a tecnologia é baseada em espelhos parabólicos que permitem a refrigeração solar térmica e fotovoltaica, conectados à rede de energia local.

© Arup Associates

Em dias de jogo, quando forem necessárias grandes quantidades de eletricidade, a bioenergia gerada complementará a energia solar. Mas para a imensa maioria do ano, o estádio servirá como uma produtora de energia solar em grande escala para a área.

© Arup Associates

Com uma capacidade de somente 500 assentos, o estádio não está pensado para os principais eventos; servirá como um centro “para monitorar o rendimento das tecnologias nas condições do deserto”.

 

Planta 1

Via Inhabitat

 

 

Cita: Victor Delaqua. "Qatar 2022: É construído o primeiro edifício sustentável rumo à Copa do Mundo" 29 Mar 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/40678/qatar-2022-e-construido-o-primeiro-edificio-sustentavel-rumo-a-copa-do-mundo> ISSN 0719-8906