O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Concursos
  3. 5 Propostas Finalistas para o Houston Central Station

5 Propostas Finalistas para o Houston Central Station

5 Propostas Finalistas para o Houston Central Station
5 Propostas Finalistas para o Houston Central Station, © Snøhetta
© Snøhetta

O concurso para o projeto de uma nova estação central em Houston, Texas, pretende realizar uma estação icônica e que aparece com um marco urbano, situado no canteiro central da avenida principal. O concurso recentemente divulgou os 5 projetos finalistas, projetos realizados por reconhecidos escritórios internacionais: ShoP Architects, Snøhetta, Neil M. Denari Architects, Interloop Architecture e Lewis Tsurumaki Lewis. 

1. Snøhetta

O fato de que Houston apresenta uma grande quantidade de chuvas durante o ano, foi a coluna vertebral da proposta do escritório. O projeto tenta incorporar o conceito da água mediante a canalização da chuva em tubos de concreto, o que permite aos usuários interagir com a água e a experiência.

© Snøhetta

A estrutura em arcos contem dentro das colunas elementos que dirigem a água aos tubos de drenagem.

© Snøhetta

Os recortes também proporcionam interesse visual e iluminação aos que esperam o próximo trem. Ainda que a interação entre os usuários e a água é atrativa, poderia apresenta alguns problemas de ordem prática: as áreas da plataforma, de onde a água se dirige teriam que ser evitadas pelo pedestre, causando congestionamento e a eliminação de um valioso espaço aberto sobre uma plataforma já estreita.

© Snøhetta

2. SHoP Architects

A proposta projeta pelo ShoP Architects referencia sua forma das estações de trens tradicionais: colunas que suportam coberturas em abóbodas, espaços que evocam imagens de grandeza, uma firmeza e solidariedade que ressona com o seu entorno.

© SHoP

A estrutura em forma de tenda vai além da plataforma que abrange o espaço urbano circundante, rompendo livremente com o estreito e restritivo terreno.

© SHoP

As chaminés solares de 100 pés de altura proporcionam um alivio do calor e oferecem ventilação natural, ajudando a circulação do ar. A forma de chaminés dirige a água da chuva para que não interrompa o fluxo de passageiros.

© SHoP

3. Neil M. Denari Architects

Neil M. Denari Architects oferece uma estrutura de aço cujo conceito é derivado dos edifícios de aço predominantes de Houston, em particular o Museu de Bellas Artes de Mies van der Rohe.

© Neil M Denari

O uso da cor evoca os ícones de arte e arquitetura, incluindo obras escultóricas de Calder e também o George R. Brown Convention Center, a poucas quadras de distância.

© Neil M Denari

Estrutura, sinalização, venda de passagens, iluminação e os assentos estão integrados e são referenciados do gesto único do projeto.

© Neil M Denari

4. Lewis Tsurumaki Lewis

Os arquitetos do Lewis Tsurumaki Lewis começam seu projeto com a visão de um abrgio com a forma de uma caixa, com intervenções mínimas que marcam a diferença entre os dois endereços fornecidos pela plataforma: as esquinas transformam a caixa em uma estrutura que simboliza a espera do trem.

© Lewis Tsurumaki Lewis

A estrutura se mantem em seu lugar mediante uma matriz de hastes de aço, que trava o volume e as colunas centrais. O aço é o material principal do revestimento, e em seu interior usa-se luzes de LED para formar uma lanterna luminosa à noite.

5. Interloop Architecture

“Open Transfer” é o projeto da Interloop Architecture  e propõe um novo patamar na Central Station. Todos os movimentos através do terreno, incluindo pedestres, trem e veículos particulares passam pelo patamar, já que compartilham a zona de transferência.

© Lewis Tsurumaki Lewis

É caracterizado pela coluna no extremo sul da cobertura da plataforma e permite que o local de saída aconteça sem obstruções.

© Interloop

A coluna expande o espaço da plataforma e cria um espaço publico aos passageiros do trem, ônibus e automóveis, onde todos participam da experiência do “Open Transfer”.

© Interloop

 

 

Vía: eVolo

Ficha técnica:

Cita: Marina de Hollanda. "5 Propostas Finalistas para o Houston Central Station" 12 Mar 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/37432/5-propostas-finalistas-para-o-houston-central-station> ISSN 0719-8906