O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. classicos
  4. Outro
  5. Frei Otto e Gunther Behnisch
  6. 1972
  7. Estádio Olímpico de Munique / Frei Otto & Gunther Behnisch

Estádio Olímpico de Munique / Frei Otto & Gunther Behnisch

Estádio Olímpico de Munique / Frei Otto & Gunther Behnisch
Estádio Olímpico de Munique / Frei Otto & Gunther Behnisch, Wikimedia Commons
Wikimedia Commons

Frei Otto e Gunther Behnisch conceitualizaram para os Jogos Olímpicos de Munique de 1972 uma estrutura tensionada suspensa sobre o terreno, ramificando-se pelo natatório, ginásio e estádio principal.

Wikimedia Commons

A superfície tensionada contínua que une todos os edifícios principais dos Jogos Olímpicos está sujeita a um sistema estrutural hierárquico que cria uma série de volumes pelo terreno. A membrana das coberturas é suspensa a partir de uma sequência de mastros, permitindo que as curvas dramaticamente drapeadas da superfície flutuem de forma dinâmica pelo local, variando a forma, a escala e as características de cada seção.

Wikimedia Commons

As grandes coberturas são estabilizadas lateralmente através de uma rede de cabos menores que se conectam a um cabo de aço maior, estendendo-se sobre a extensão em bases de concreto em cada extremidade.

Wikimedia Commons

Para além dos edifícios que a membrana cobre, há uma série de volumes cobertos por superfícies suspensas usados como espaços flexíveis para estandes e outros eventos.

Wikimedia Commons

Para um lugar e uma paisagem tão extensa, os mínimos componentes estruturais trabalham de modo a criar dinâmicas superfícies originadas por múltiplas conexões tensionadas, resultando numa malha ondulada.

Wikimedia Commons

O estádio principal foi construído numa cratera resultante de bombardeios durante a Segunda Guerra Mundial. A membrana que o protege se comprime à medida que desaparece ao seu redor. A mudança radical nas escalas da cobertura intensifica a percepção da paisagem artificial flutuante que se forma acima do solo e seus grandes vãos.

Wikimedia Commons

Além da conexão com a paisagem, os painéis acrílicos que revestem a membrana tensionada estabelecem uma relação com seu contexto e com a exposição de luz que ela propicia.

Wikimedia Commons

Todo o sistema foi construído fora do local. A alta precisão permitiu que fosse feita uma montagem simples para este que é dos sistemas estruturais mais inovadores e complexos do mundo, que trabalha exclusivamente sob a premissa da tensão.

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Frei Otto e Gunther Behnisch
  • Ano: 1972
  • Tipo de projeto: Esportivo
  • Status:Construído
  • Materialidade: Metal e Tecido
  • Estrutura: Aço
  • Localização: Munique, Alemanha
  • Implantação no terreno: Isolado
  1. Projeto/Construção: 1968-1972

Sobre este escritório
Cita: Fernanda Britto. "Estádio Olímpico de Munique / Frei Otto & Gunther Behnisch" 25 Fev 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/34759/estadio-olimpico-de-munique-frei-otto-e-gunther-behnisch> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.