O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Fasano Las Piedras Hotel / Isay Weinfeld

Fasano Las Piedras Hotel / Isay Weinfeld

Fasano Las Piedras Hotel / Isay Weinfeld
Fasano Las Piedras Hotel / Isay Weinfeld, © FG + SG
© FG + SG

O Hotel Fasano Las Piedras é um empreendimento construído em Punta del Este, Uruguay. Combina casas particulares, bangalôs de hotel e outras amenidades – spa, centro equestre, campos de polo e 3km de praia no riverside do Arroyo Maldonado -, numa ampla área de 480 hectares, dominada por uma paisagem dramática e deslumbrante: árida, rochosa e de vegetação esparsa e rasteira.

O cenário inspirou o antigo proprietário a erguer, com as pedras do próprio local, a sua casa e um anexo.

© FG + SG

Ao chegar lá para uma primeira visita de reconhecimento do terreno, não tivemos dúvida de que essas construções – rústicas e artesanais – deveriam ser preservadas.

O estudo detalhado do programa/client brief levou à opção por uma implantação pulverizada das unidades que compõem o complexo, concebidas e distribuídas como módulos isolados, “pousados naturalmente” sobre o terreno, como as próprias pedras – uma solução que visa evitar a construção de grandes prédios ou volumes que interfiram demais na paisagem. Levou ainda à decisão de instalar na antiga casa a recepção do hotel e o Restaurante Las Piedras, e no anexo – antes ‘private quarters’ do proprietário – o Restaurante Fasano.

© FG + SG

As demais estruturas – 20 bangalôs ( 80 e 120m² ), spa, piscina e bar, lounge para festas – foram construídas no mesmo conceito, distribuídas e ‘pousadas’ pela propriedade, como as próprias pedras locais.

Implantação

Restaurante Las Piedras

A antiga residência do proprietário anterior foi completamente remodelada e expandida, de forma a abrigar a recepção do hotel e o Restaurante Las Piedras – onde são servidos aos hóspedes o café da manhã e o almoço. O restaurante ocupa completamente uma das alas do prédio em forma de U, com mesas tanto no salão, como na varanda – esta última aberta para um pequeno pátio.

© FG + SG

Restaurante Fasano

Foram pouquíssimas as intervenções feitas no anexo, erigido no ponto mais alto da propriedade, com vistas privilegiadas do entorno: na área interna, paredes, piso, portas, janelas e forro de madeira foram mantidos; na área externa, um novo deck de madeira, rebaixado, foi anexado ao existente. Interligado ao anexo foi construído um volume inteiramente novo, para abrigar a cozinha e as dependências de apoio: de concreto aparente e ligeiramente mais baixo que a construção de pedra, mantém uma relação respeitosa com esta e não destoa absolutamente na paisagem rochosa.

© FG + SG
© FG + SG

Piscina e bar

A piscina foi instalada na parte mais alta do terreno, com vista privilegiada da paisagem ao redor, tendo ainda a vantagem de estar em uma depressão natural entre as pedras. Ao lado dela foi colocado um container de aço corten para abrigar os vestiários, o bar e o lounge que atende os hóspedes na piscina.

© FG + SG

Spa

O spa consiste de um volume térreo, retangular, em concreto aparente. Todas as salas (de tratamento,sauna seca e úmida, piscina e relaxamento e suíte privativa), alocadas no perímetro da construção, deixam ao centro um espaço para um pequeno jardim descoberto, em torno do qual se organiza a circulação. A escolha dos materiais e a luz filtrada que entra através das aberturas nas paredes de concreto e dos domos contribuem para um clima de serenidade em todos os ambientes.

© FG + SG

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Isay Weinfeld
  • Ano: 2010
  • Área construída: 43.000,00 m²
  • Tipo de projeto: Hotéis
  • Status:Construído
  • Materialidade: Concreto e Madeira
  • Estrutura: Concreto e Pedra
  • Localização: Punta del Este, Uruguai
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Autor: Isay Weinfeld
  2. Colaborador: Domingos Pascali
  3. Coordenação: Monica Cappa
  4. Equipe: Marcelo Alvarenga, Adriana Aun, Bruno Levy, Manoel Maia, Alexandre Nobre, Juliana Scalizi

Informação Complementar:

  1. Construção: Estudio Obra Prima
  2. Projeto Estrutural: Sur-Este Construcciones e Arturo Larriera
  3. Instalações Elétricas: Barbot Rocha Ingenieros Industriales
  4. Instalações Hidráulicas: Sanitcad - Sergio de Leon
  5. Ar-condicionado: Asuan
  6. Projeto Instalações de cozinha: Estillo Arquitetura, Ingenieria Gastronomica
  7. Projeto de Paisagismo: Ines Stewart e Cecilia Murray
  1. Fornecedores:
  2. Iluminação: Companhia de Iluminação
  3. Marcenaria: Landarte e José Nunes
  4. Pisos: Laviere Vitacca (marmores e limestones)
  5. Serralheria: Salvo y Montes de Oca
  6. Projeto: 2008
  7. Construção: 2008-2010

Sobre este escritório
Cita: Igor Fracalossi. "Fasano Las Piedras Hotel / Isay Weinfeld" 14 Fev 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/30866/fasano-las-piedras-hotel-isay-weinfeld> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.