O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Recuperação da Antiga Fábrica de Manteiga / MSB Arquitectos

Recuperação da Antiga Fábrica de Manteiga / MSB Arquitectos

Recuperação da Antiga Fábrica de Manteiga / MSB Arquitectos
Recuperação da Antiga Fábrica de Manteiga / MSB Arquitectos, Cortesia MSB Arquitectos
Cortesia MSB Arquitectos

Localizado numa zona residencial, de moradias unifamiliares, a antiga fábrica possui uma imagem característica das restantes casas que a circundam, definida por uma arquitectura típica, com elementos construtivos simples.

Situação

Os edifícios existentes encontram-se num avançado estado de ruína. No entanto, tendo em consideração o interesse arquitectónico do volume da antiga fábrica, é nosso desejo recuperar aquilo que existe actualmente.

Cortesia MSB Arquitectos

Desta forma iremos reabilitar o edifício nas suas patologias, reforçar a estrutura das suas paredes, reparar a cobertura, e assegurar os respectivos acabamentos. O interior da antiga fábrica será integralmente refeito. Os dois pisos serão mantidos à mesma cota. O piso inferior encontra-se dividido em cozinha, arrumos e uma grande sala de estar. O piso superior albergará 3 quartos de dormir em suite.

Intervenção

O programa novo encontra-se inserido neste velho edifício. Estas duas construções confrontam-se. Não pretendemos recriar o ambiente interior que já existiu, até porque o uso que será dado difere completamente do anterior. Pretende-se sim, que se consiga destrinçar com facilidade estes dois momentos. A forma encontrada para o fazer foi criar uma “separação” entre as construções, quase como se elas não se tocassem.Desta forma, os quartos no piso superior desanexam-se das paredes exteriores, encontram-se afastadas.

Croqui

A luz escorre por estas paredes divididas, enfatizando esta divisão, e revelando a nova construção que parece suspensa, apenas estruturada em vigas metálicas horizontais.

Cortesia MSB Arquitectos

O aspecto exterior da fábrica de manteiga será preservado como o original. O volume que se constitui como a antiga padaria de apoio encontra-se num estado que não permite qualquer espécie de reabilitação. A nossa intenção é preservar a sua implantação, a sua volumetria, e características formais.

Cortesia MSB Arquitectos

No interior o programa de uma pequena casa divide-se por dois pisos. O piso inferior terá uma pequena sala e cozinha, e, no piso superior dois quartos de dormir e uma casa de banho completam o programa. Esta casa assume-se como uma intervenção nova.

Planta Térreo
Planta 2° Pavto.

Apesar da manutenção da sua implantação, volumetria, e da cobertura em duas águas, as fachadas encontram uma nova dinâmica com vãos maiores. Todo o edifício será revestido a chapa de madeira, tornando evidente a nova construção e distinguindo-a da antiga, assumindo o tempo em que foi construída e em respeito pela antiga fábrica.

Cortesia MSB Arquitectos

Os volumes encontram uma ligação formal muito estreita, inseridos nesta paisagem de grande tranquilidade, que se pretendeu manter inalterada nas suas características intrínsecas.

Ficha técnica:

  • Arquitetos:MSB Arquitectos
  • Ano: 2010
  • Área construída: 250 m²
  • Endereço: Calheta Ilha da Madeira Portugal
  • Tipo de projeto: Residencial
  • Operação projetual:Requalificação
  • Status:Construído
  • Materialidade: Madeira e Vidro
  • Estrutura: Pedra
  • Localização: Calheta, Ilha da Madeira, Portugal
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Equipe: Miguel Malaguerra, Susana Jesus, Bruno Martins

Sobre este escritório
MSB Arquitectos
Escritório
Cita: Joanna Helm. "Recuperação da Antiga Fábrica de Manteiga / MSB Arquitectos" 14 Fev 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/30765/recuperacao-da-antiga-fabrica-de-manteiga-msb-arquitectos> ISSN 0719-8906