O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Arquitetura Educacional
  4. Brasil
  5. MMBB Arquitetos
  6. 2003
  7. Escola de Ensino Fundamental FDE Campinas F1 / MMBB Arquitetos

Escola de Ensino Fundamental FDE Campinas F1 / MMBB Arquitetos

  • 08:00 - 7 Setembro, 2011
  • Traduzido por Soledad Sambiasi
Escola de Ensino Fundamental FDE Campinas F1 / MMBB Arquitetos
Escola de Ensino Fundamental FDE Campinas F1 / MMBB Arquitetos, © Nelson Kon
© Nelson Kon

© Nelson Kon © Nelson Kon © Nelson Kon © Nelson Kon + 36

  • Arquitetos

  • Localização

    Campinas, Campinas - State of São Paulo, Brasil
  • Arquitetos Responsáveis

    Fernando de Mello Franco, Marta Moreira e Milton Braga
  • Área

    3000.0 sqm
  • Ano do projeto

    2003
  • Fotografias

© Nelson Kon
© Nelson Kon

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto da escola fez parte de um grupo de 4 projetos pilotos desenvolvidos pela FDE – Fundação para o Desenvolvimento da Educação – para definir o padrão e experimentar a aplicação de um sistema estrutural pré-fabricado.

Planta Pavimento Térreo
Planta Pavimento Térreo

Fachadas Cozinha Planta Terreno Plantas + 36

Foi construída em um conjunto habitacional que está sendo implantado em Campinas pelo Governo do Estado de São Paulo.

O terreno localiza-se na entrada do conjunto, numa área reservada para a implantação de equipamentos públicos. Em frente a esta área, na direção em que se desenvolve o conjunto, ao sul, há uma praça, que completa o elenco dos espaços públicos previstos na urbanização.

© Nelson Kon
© Nelson Kon

A implantação da escola orientou as entradas de alunos e funcionários para a praça e localizou no outro lado do terreno, no norte, o pátio aberto.

Cortes
Cortes

Considerando a pequena idade dos estudantes – a escola é para o ensino fundamental de 1a a 4a série – a exigüidade do terreno e a economia de área construída recomendada pela FDE, o projeto definiu a quadra poliesportiva coberta como o centro do conjunto dos espaços que compõem o programa, construindo assim uma escola ampla e festiva. Aberto em todo o térreo e fechado por elementos vazados nas fachadas, este espaço central, arejado, não prende nem os alunos nem o som.

© Nelson Kon
© Nelson Kon
© Nelson Kon
© Nelson Kon

O térreo se desenvolve em torno da quadra sem divisões, preservando todo o terreno contínuo, do pátio aberto ensolarado do lado norte às entradas da escola no lado sul, organizadas pelo bloco administrativo. Do mesmo modo, nos andares superiores, os espaços de circulação e convívio também foram organizados ao redor do vazio da quadra, que estabelece assim a conexão do conjunto dos espaços da escola.

O sistema estrutural pré-fabricado de elementos de concreto armado e protendido foi concebido conjuntamente com as equipes dos demais projetos pilotos e com os consultores da FDE e foi definido como um sistema de vigas e pilares de seção retangular solidarizados “in loco” – padrão na indústria brasileira da construção civil.

Tirando partido da solidarização “in loco”, que faz com que a estrutura pré-fabricada tenha um comportamento de estrutura monolítica, e utilizando-se de fechamentos em alvenaria de blocos de concreto, técnica de construção usual que exige um mínimo de manutenção, foram previstos grandes panos contínuos de revestimento pintado sobre as alvenarias e estrutura, os quais, contrapostos ao ritmo dos elementos modulares próprios da construção pré-fabricada, conferem ao conjunto construído o desejado sentido de unidade.

© Nelson Kon
© Nelson Kon

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escola de Ensino Fundamental FDE Campinas F1 / MMBB Arquitetos" [CHB Campinas F1 State School / MMBB Arquitetos] 07 Set 2011. ArchDaily Brasil. (Trad. Sambiasi, Soledad) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/25980/escola-de-ensino-fundamental-fde-campinas-f1-mmbb> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.