O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casa no Lago / David Guerra

Casa no Lago / David Guerra

Casa no Lago / David Guerra
Casa no Lago / David Guerra, © Jomar Bragança
© Jomar Bragança

Esta casa de traços marcantes e modernos foi construída em um terreno íngreme, bem próximo a uma área de proteção ambiental, no condomínio Canto das Águas, em Rio Acima, Minas Gerais.

Para criar ambientes únicos, funcionais e que estivesse em total sintonia com o entorno, o arquiteto David Guerra aproveitou ao máximo a declividade do terreno. “A ideia era fazer uma caixa central de base com as varandas suspensas como se fossem molduras onde se enquadrassem a paisagem”, explica o arquiteto.

© Jomar Bragança

A residência, de 340 metros quadrados, foi projetada para uma empresária com um filho adulto e possui no primeiro andar garagem, hall de entrada, lavabo, sala de estar, jantar, varanda e cozinha, suíte de hóspede e suíte máster. No piso inferior encontra-se o salão de jogos, cozinha gourmet, quarto e área de serviço, quarto e banho de serviço, suíte do filho (com entrada independente), varanda e deck.

© Jomar Bragança

A mistura de estilos (moderno na estrutura e vintage, décor e com peças de designers contemporâneos na arquitetura de interiores) deu o tom diferenciado do projeto.

Na suíte máster o aconchego fala mais alto com a madeira wengue da cabeceira da cama e a imbuia da cômoda, os quadros modernos com molduras barrocas, a santa também barroca do artista Godelo, a luminária ArtDéco e o tapete indiano de Amjer. O quarto conta ainda com um charmoso cantinho de leitura, composto por clássicos do design como a mesa Saarinen e a poltrona Scapinelli, e também com um espaço especial para tomar café ou mesmo trabalhar tendo como pano de fundo uma bela paisagem natural.

© Jomar Bragança

O banheiro comprido (2,6m de largura x 3,5m de comprimento) foi especificado em um mármore branco especial bem ao estilo modernista. Neste local, a quarta parede é na verdade duas portas de vidro serigrafado, que se abrem dando visão da paisagem, por meio das janelas do quarto.

A integração dos ambientes foi utilizada como forma de atender a demanda da proprietária que desejava ter um espaço amplo onde pudesse receber todos os seus amigos e familiares de maneira confortável. Desta forma, o estar, jantar, varanda e cozinhas estão interligados.

© Jomar Bragança

No estar, as duas grandes paixões da cliente roubam a cena do lugar: as obras de arte e os clássicos do design. Destaque para as cadeiras Le Corbusier, as poltronas Zanini Caldas, a  poltrona vermelha vintage da FORMA. Poltrona GERDAU de balanço, as cerâmicas da Nicia Braga, escultura de Marcos Benjamim e o quadro de Paulo Whitaker, da Belizário Galeria de Arte.

Na sala de jantar foi utilizada uma grande mesa, de oito lugares, em laca preta, cadeiras Cimo, aparador Hod em madeira rústica e, novamente, mais obras de arte: quadro de João Alberto Azevedo e esculturas de cabeças do artista Santos.

A cor verde escuro azulado da cozinha foi outro pedido da cliente que solicitou ao arquiteto o uso da cor, ainda que predominasse o estilo modernista. Os tons pretos do granito e dos armários destacaram ainda mais o ambiente.

© Jomar Bragança

As escadas em concreto aparente, com barras de aço embutidas nas quinas, levam ao segundo pavimento da casa onde está localizada a área de lazer. Na cozinha gourmet a mistura de estilos continua. As luminárias antigas, o rádio Telefuken (anos 30) e as mesas de madeira de demolição fazem contraponto às modernas cadeiras Phanton e ao fino acabamento do espaço formado pelo granito e pelas pastilhas de vidro preto. Totalmente integrada à decoração, a sinuca foi a única exigência do filho e acabou se tornando a grande sensação do espaço.

Planta Térreo
Planta Subsolo
Corte

Ficha técnica:

  • Arquitetos:David Guerra
  • Ano: 2009
  • Área construída: 340 m²
  • Área do terreno: 2770 m²
  • Endereço: Condomínio Canto das Águas Rio Acima Brasil
  • Tipo de projeto: Residencial
  • Status:Construído
  • Materialidade: Vidro
  • Estrutura: Concreto
  • Localização: Condomínio Canto das Águas, Rio Acima, Brasil

Equipe:

  1. Arquitetura: Arquiteto David Guerra
  2. Colaboradores: Arquiteta Gisela Lobato, Arquiteta Cori Coraci, Arquiteto Felipe Carneiro

Informação Complementar:

  1. Estrutura: Rosinha de Assis Duarte
  2. Fundação: Rosinha de Assis Duarte
  3. Construção: Fato engenharia
  4. Instalação: PROELLI
  5. Luminotécnico: INTERPAN
  6. Paisagismo: Júnia Lobo
  1. Memorial descritivo: Cortesia David Guerra

Sobre este escritório
Cita: Gica Fernandes. "Casa no Lago / David Guerra" 21 Jan 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/23518/casa-no-lago-david-guerra> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.