O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. MVRDV elabora o plano diretor para a expansão da cidade de Bordeaux / França

MVRDV elabora o plano diretor para a expansão da cidade de Bordeaux / França

MVRDV elabora o plano diretor para a expansão da cidade de Bordeaux / França
MVRDV elabora o plano diretor para a expansão da cidade de Bordeaux / França, © MVRDV
© MVRDV

A Comunidade Urbana de Bordeaux e MVRDV recentemente apresentou um plano diretor para Bastide Niel, uma área de 35 ha no centro da cidade de Bordeaux. O plano prevê a construção de 3.200 casas, escritórios e equipamentos urbanos convertendo-se num dos maiores bairros com zero emissão de carbono do mundo. A construção será iniciada em 2014 com projeto-piloto, que inclui um edifício cultural,  blocos de uso misto, restaurantes e jardins projetados de forma participativa, o desenvolvimento será realizado em seis fases.

© MVRDV

O projeto, possuí um programa urbano de 375000m2  é considerada uma das mais significativas intervenções urbanas em Bordeaux. O caráter do novo bairro será de intimidade, “uma cidade capilar”, como uma versão contemporânea da cidade europeia, combinando história, escala humana e individualismo, com densidade e sustentabilidade.

© MVRDV

As estruturas históricas existentes  servem de base para o plano diretor que segue a linha ferroviária. Todas as estruturas ferroviárias e plataformas serão mantidas e densificadas com essa nova interpretação da história, que converte o existente em uma parte ativa e de partida para o novo. Com isso, cria-se uma rede de 6 a 10 metros de ruas estreitas que levam a um sistema de trânsito seguro, com direitos iguais para os carros como para o transporte público, ciclistas e pedestres.

© MVRDV

Os habitantes viverão em um ambiente urbano comparável ao centro histórico da cidade. E os usos poderão ser flexibilizados: os pavimentos térreos das edificações poderão acomodar tanto residencias como escritórios ou lojas. Entre as quadras, e dentro delas, o espaço torna-se pequenos parques e praças.

© MVRDV

A ambição de “energia zero” é conseguido através de uma série de intervenções: uma instalação  geotérmica  bombeará calor a partir de 1 km de profundidade. As coberturas e fachadas de orientação sul dos edifícios, os painéis solares produzirão eletricidade.

© MVRDV

A altura do pé direito permite que cada  edifício receba  luz natural recebida no nível da rua, enquanto que os volumes estão restritos a uma medida de 15 metros de profundidade para uma melhor ventilação.

© MVRDV

 

Cita: Joanna Helm. "MVRDV elabora o plano diretor para a expansão da cidade de Bordeaux / França" 07 Jan 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/20419/mvrdv-elabora-o-plano-diretor-para-a-expansao-da-cidade-de-bordeaux-franca> ISSN 0719-8906