O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Light Matters: Espaços Sagrados

Light Matters: Espaços Sagrados

Light Matters: Espaços Sagrados
Light Matters: Espaços Sagrados, Chapel in Villeaceron, Spain. Architect: Sancho-Madridejos Architecture Office. Image © Hisao Suzuki
Chapel in Villeaceron, Spain. Architect: Sancho-Madridejos Architecture Office. Image © Hisao Suzuki

A utilização da luz pode levar a diversos sentimentos: um raio de sol chama a atenção; o brilho sobrepõe; o céu noturno fascina, enquanto que uma densa floresta escura desperta medo. As religiões têm feito uso destas experiências para transmitir os aspectos místicos de suas respectivas divindades - assim, também o fazem os seus edifícios construídos.

A seguir, uma exploração das diferentes abordagens de uso da luz como veículo de significado simbólico e experiência espiritual em espaços religiosos.

Al-Irsyad Mosque, Indonesia. Architects: PT. Urbane Indonesia. Image © Emilio Photoimagination Cathedral of Brasilia, Brazil. Architect: Oscar Niemeyer. Image © Wikimedia Commons Catedral de Cristal, EUA. Arquiteto: Philip Johnson. Imagem Cortesia de American Seating Church of Light, Japan. Architect: Tadao Ando. Image © Buou + 9

Mariendom / Gottfried Böhm

Neviges Mariendom, Germany. Architect: Gottfried Böhm. Image © Yuri Palmin
Neviges Mariendom, Germany. Architect: Gottfried Böhm. Image © Yuri Palmin

Mariendom, de Gottfried Böhm, em Neviges, Alemanha, envolve o visitante contemplativo em um ambiente escuro para focar sua atenção para longe do mundo material e em direção à iluminação interior. A luz do dia, que entra através de pequenas claraboias, destaca levemente o altar. O conceito joga deliberadamente com a adaptação, em que o olho se ajusta lentamente a partir de um exterior brilhante para o interior mais escuro, dando a impressão de que o ambiente se torna um pouco mais claro ao longo de vários minutos.

Capela Bruder Klaus / Peter Zumthor

Bruder Klaus Field Chapel, Germany. Architect: Peter Zumthor. Image © Thomas Mayer
Bruder Klaus Field Chapel, Germany. Architect: Peter Zumthor. Image © Thomas Mayer

Peter Zumthor desenvolve esse conceito de um abrigo escuro na Capela Bruder Klaus, Alemanha, onde a cavidade é composta de uma estrutura de madeira preta carbonizada. Em contraponto, as pequenas portinholas de vidro de garrafa acrescentam pontos de luz. Zumthor baseia a experiência sensual em um intenso contraste entre a luz do dia e a escuridão que surpreende o visitante. Os peregrinos são levados de uma escuridão tímida à poéticas estrelas cintilantes.

Capilla del Retiro / Undurraga Devés Arquitectos

Capilla del Retiro, Chile. Architect: Undurraga Devés Arquitectos. Image © Sergio Pirrone
Capilla del Retiro, Chile. Architect: Undurraga Devés Arquitectos. Image © Sergio Pirrone

A Capilla del Retiro no Chile, Projetada por Undurraga Devés Arquitectos, envolve a congregação dentro de uma caixa de madeira de cor escura. Apenas uma pequena fenda de luz do dia entre a parede e o teto e os reflexos indiretos que iluminam o espaço por baixo (criando a impressão de que a caixa flutua magicamente) quebram a pesada estrutura de madeira com insinuações do mundo exterior.

Al-Isrsyad Mosque / Urbane

Al-Irsyad Mosque, Indonesia. Architects: PT. Urbane Indonesia. Image © Emilio Photoimagination
Al-Irsyad Mosque, Indonesia. Architects: PT. Urbane Indonesia. Image © Emilio Photoimagination

A Al-Irsyad Mosque na Indonésia, projetado por Urbane, saúda os fiéis com um generoso espelho d'água em frente da fachada aberta que reflete a luz de uma forma muito vívida, oferecendo ao fiel uma entrada transcendente.

Igreja da Luz / Tadao Ando

Church of Light, Japan. Architect: Tadao Ando. Image © Buou
Church of Light, Japan. Architect: Tadao Ando. Image © Buou

Na Igreja da Luz, por Tadao Ando, a representação pictórica convencional da cruz cristã, a qual teria normalmente recebido uma ênfase leve, foi substituída por uma solução arquitetônica feita de luz pura. Isto reduz a superfície luminosa na parede frontal para duas linhas cruzadas, intensificando, assim, o contraste do brilho e colocando fiéis na presença luminosa de sua divindade.

Catedral de Brasília / Oscar Niemeyer

Cathedral of Brasilia, Brazil. Architect: Oscar Niemeyer. Image © Wikimedia Commons
Cathedral of Brasilia, Brazil. Architect: Oscar Niemeyer. Image © Wikimedia Commons

A Catedral de Brasília, de Oscar Niemeyer, procura dissolver as paredes e tetos em vidro, a fim de deixar fluir a luz divina através de todo o edifício. Niemeyer aumenta a experiência com um espaço de transição cuidadosamente concebido: os visitantes deixam a luminosidade do lado de fora e entram na catedral através de um túnel.

Catedral de Cristal / Philip Johnson

Catedral de Cristal, EUA. Arquiteto: Philip Johnson. Imagem Cortesia de American Seating
Catedral de Cristal, EUA. Arquiteto: Philip Johnson. Imagem Cortesia de American Seating

A Catedral de Cristal de Phillip Johnson, na California, demonstra de forma semelhante uma abertura para o céu e mundo ao redor. Ao permitir que a luz flua uniformemente pelo interior, o projeto também redefine o equilíbrio entre o altar e os fiéis, unindo os dois elementos.

Independente das suas relações com a religião, muitos arquitetos utilizam a luz de formas impressionantes ao projetar espaços religiosos. Como Le Corbusier veio a perceber por si mesmo: "Eu ainda não experimentei o milagre da fé, mas muitas vezes tenho conhecido o milagre do espaço inefável."

Mais espaços sagrados:

The Jewish Center in Munich, Germany. Architects: Wandel Hoefer Lorch + Hirsch. Image © Roland Halbe
The Jewish Center in Munich, Germany. Architects: Wandel Hoefer Lorch + Hirsch. Image © Roland Halbe

Light Matters, uma coluna mensal sobre a luz e espaço, é escrita por Thomas Schielke. Residindo na Alemanha, é fascinado por iluminação na arquitetura, trabalha para a empresa de iluminação ERCO, publicou diversos artigos e foi co-autor do livro "Light Perspectives". Para mais informações acesse www.arclighting.de ou siga ele @arcspaces

Sobre este autor
Thomas Schielke
Autor
Cita: Thomas Schielke. "Light Matters: Espaços Sagrados" [Light Matters: Sacred Spaces] 13 Abr 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Stofella, Arthur) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/188701/light-matters-espacos-sagrados> ISSN 0719-8906