O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. The BIG U: a proposta do BIG para proteger Nova Iorque de inundações

The BIG U: a proposta do BIG para proteger Nova Iorque de inundações

The BIG U: a proposta do BIG para proteger Nova Iorque de inundações
The BIG U: a proposta do BIG para proteger Nova Iorque de inundações, The BIG U, "The Harbor Berm," um caminho elevado através do parque. Cortesia de rebuildbydesign.org
The BIG U, "The Harbor Berm," um caminho elevado através do parque. Cortesia de rebuildbydesign.org

Ontem, o escritório BIG, juntamente com outras nove equipes incluindo o OMA e o WXY, revelaram suas propostas para a competição "Rebuild by Design, que buscava por soluções que melhorassem a resiliência em comunidades costeiras através de projetos inovadores e voltados para as situações locais. Cada proposta deveria ser "flexível, feita em etapas e capaz de se integrar aos projetos existentes já em andamento." Henk Ovink, Diretor da competição, comentou que o "Rebuild by Design não se trata de fazer um plano, mas de mudar uma cultura," Os vencedores serão divulgados nos próximos meses.

A proposta do BIG, "The BIG U", está enraizada nos conceitos de infraestrutura social e sustentabilidade hedonista. Trata-se de um sistema de proteção de 10 milhas de extensão que cerca Manhattan, protegendo a cidade de inundações e tempestades, ao passo que simultaneamente gera espaços públicos para as diversas comunidades de Nova Iorque. Bjarke Ingels comentou: "Nos perguntamos: e se propuséssemos uma infraestrutura de resiliência para Lower Manhattan de modo que não fosse uma barreira entre a cidade e a água, mas um cinturão de equipamentos sociais e ambientais feitos sob medida para cada comunidade, que também protegesse as comunidades das inundações. Infraestrutura social entendida como um grande estratégia enraizada nas comunidades locais."

Mais sobre o BIG U, a seguir...

The BIG U, BIG's proposal for the Rebuild by Design Competition. Image © BIG
The BIG U, BIG's proposal for the Rebuild by Design Competition. Image © BIG

Do BIG. Big U é um sistema de proteção que cerca Manhattan, respondendo às necessidades e preocupações das diversas comunidades da ilha. Indo da West 57th Street sul até The Battery e East 42nd Street, o Big U protege 10 milhas contínuas de baixa topografia que compreendem uma área urbana incrivelmente densa, vibrante e vulnerável. A abordagem da equipe está enraizada em dois conceitos: infraestrutura social e sustentabilidade hedonista. O Big U não apenas protege a cidade contra inundações e tempestades; ele oferece benefícios sociais e ambientais para a comunidade e promove um ambiente urbano vibrante. A equipe prevê três compartimentos que funcionam independentemente para proporcionar proteção contra inundações. Cada um destes compreende uma zona de proteção fisicamente discreta que pode ser isolada das inundações de áreas adjacentes. Ao mesmo tempo, cada uma apresenta oportunidades para integrar as comunidades.

Cortesia de rebuildbydesign.org
Cortesia de rebuildbydesign.org

A proposta consiste em planos separados porém coordenados para três regiões contíguas da orla e comunidades associadas, regiões aqui chamadas de compartimentos. Cada compartimento compreende uma zona de proteção fisicamente separada, isolada das outras zonas, porém, fazendo parte do planejamento das comunidades.

The BIG U, "The Bridging Berm," robusta proteção vertical no Lower East Side. Cortesia de rebuildbydesign.org
The BIG U, "The Bridging Berm," robusta proteção vertical no Lower East Side. Cortesia de rebuildbydesign.org

O compartimento Bridging Berm oferece uma robusta proteção vertical para Lower East Side contra futuras tempestades e aumento do nível do mar. Este compartimento também oferece agradáveis rotas em direção ao parque, com muitas áreas de contemplação, socialização e vistas para o parque e para o rio. 

The BIG U. "The Flip Downs," muros móveis anexados ao FDR Drive, prontos para se fechar em caso de inundação. Cortesia de rebuildbydesign.org
The BIG U. "The Flip Downs," muros móveis anexados ao FDR Drive, prontos para se fechar em caso de inundação. Cortesia de rebuildbydesign.org

Entre a Ponte de Manhattan Bridge e a Montgomery Street, muros móveis são acoplados à parte mais baixa do FDR Drive, prontos para se fechar em caso de inundação. Decorados por artistas locais, quando estes painéis não estão sendo usados, oferecem uma cobertura sobre a Esplanada de East River.

Os limites leste e oeste de Battery foram importantes pontos de escape durante o Furacão Sandy, permitindo que a água corresse para Lower Manhattan, fechando o maior distrito financeiro do mundo. Reforçando a esfera pública e protegendo o distrito financeiro e as infraestruturas de transporte, o Battery Berm tece um caminho elevado através do parque. Ao longo desta barreira, uma série de colinas forma uma paisagem única que pode ser apropriada de diversas maneiras pela população.

The BIG U, "Aquário Reverso," parte do museu marítimo ou do equipamento de educação ambiental. Cortesia de rebuildbydesign.org
The BIG U, "Aquário Reverso," parte do museu marítimo ou do equipamento de educação ambiental. Cortesia de rebuildbydesign.org

No local do existente edifício da Guarda Costeira, a proposta prevê um novo edifício que receberá um museu marítimo ou um equipamento de educação ambiental, cuja forma deriva das proteções contra inundações. Este edifício icônico conta com um "Aquário Reverso" que permite que os visitantes observem a variação das marés e o aumento do nível do mar, ao passo que também proporciona uma barreira contra inundações.

Cortesia de rebuildbydesign.org
Cortesia de rebuildbydesign.org

A equipe do BIG inclui One Architecture (planejamento urbano e aquático), Starr Whitehouse (paisagismo), James Lima Planning & Development (economia), Green Shield Ecology (ecologia), Buro Happold (engenharia e sustentabilidade), Level Infrastructure (engenharia) e Arcadis (engenharia hídrica), AEA Consulting (planejamento artístico e cultural), e Project Projects (design gráfico), e a School of Constructed Environments da Parsons the New School for Design.

Veja todas as dez propostas na página do Rebuild by Design.

Sobre este autor
Vanessa Quirk
Autor
Cita: Quirk, Vanessa. "The BIG U: a proposta do BIG para proteger Nova Iorque de inundações" [The BIG U: BIG's New York City Vision for "Rebuild by Design"] 04 Abr 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/187730/the-big-u-a-proposta-do-big-para-proteger-nova-iorque-de-inundacoes> ISSN 0719-8906