O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. 'City of Darkness' no Kickstarter: a nova edição do livro sobre Kowloon Walled City

'City of Darkness' no Kickstarter: a nova edição do livro sobre Kowloon Walled City

'City of Darkness' no Kickstarter: a nova edição do livro sobre Kowloon Walled City

Há 20 anos atrás, Greg Girard e Ian Lambot publicaram "City of Darkness", um livro que documenta a vida na emblemática Kowloon Walled City em Hong Kong durante seu auge nos anos 1980. Quando a favela vertical foi demolida em 1993, esta série de fotografias, entrevistas e ensaios se tornou uma especie de homenagem póstuma, contando com textos fundamentais para compreender o lugar mais populoso que já existiu sobre a terra.

Duas décadas depois, Girard e Lambot revisitam o livro - e para financiá-lo lançaram uma campanha no Kickstarter

Saiba mais sobre o que há de novo nesta edição e como você pode ajudar a financiar o livro.

'City of Darkness' no Kickstarter: a nova edição do livro sobre Kowloon Walled City, © Greg Girard and Ian Lambot
© Greg Girard and Ian Lambot

Com duas décadas entre a publicação original e esta nova edição, Girard e Lambot puderam abordar a "City of Darkness Revisited" com novos olhos. No início dos anos 1990, a existência de Kowloon Walled City era uma questão recorrente e gerava muitas controvérsias políticas; agora, trata-se de um assunto histórico e cultural. Embora isto signifique que uma experiência direta em Kowloon não seja mais possível, por outro lado, isso significa que as pessoas podem estar mais abertas a conversar sobre as controvérsias relacionadas à cidade.

Isto permitiu novas interpretações sobre a arquitetura da cidade, sua situação legal, os mitos e verdades das atividades da Triad (espécie de crime organizado), e como a polícia se envolvia em cada etapa de seu desenvolvimento.

© Greg Girard and Ian Lambot
© Greg Girard and Ian Lambot

Há também ensaios que focam na vida dos habitantes de Kowloon desde sua demolição, explorando como a percepção da cidade mudou com o passar do tempo. Desde a época em que era evitada pelos habitantes de Hong Kong até agora, quando está sendo quase vista com orgulho, como parte da rica herança cultural do território. 

A aparência do livro também está passando por uma grande revisão: além de novos gráficos de Susan Scott, o tempo e a distância também permitiram aos autores revisitar suas fotografias: "nós dois já nos deparamos com imagens omitidas ou pouco exploradas que nos fizeram questionar 'em que estávamos pensando?' O novo livro nos permitirá fazer alterações, adicionar imagens aqui e ali, e evidenciar outras que estavam anteriormente ocultas."

Infográfico produzido para o aniversário de 20 anos da demolição de Kowloon. Cortesia de South China Morning Post
Infográfico produzido para o aniversário de 20 anos da demolição de Kowloon. Cortesia de South China Morning Post

Novo material gráfico, tanto recente como antigo, também será utilizado: fotografias anteriormente não publicadas dos anos 60 e 70, além de diversos desenhos e imagens da cultura popular criadas desde a demolição que mostram como Kowloon continua a influenciar o imaginário de Hong Kong. 

A nova edição de City of Darkness promete não apenas conservar seu status de livro oficial sobre a vida em Kowloon Walled City, mas também se tornar uma das principais publicações sobre Kowloon como um fenômeno urbano e cultural.

Para saber mais sobre esta nova edição, visite a campanha no Kickstarter.

Sobre este autor
Rory Stott
Autor
Cita: Stott, Rory. "'City of Darkness' no Kickstarter: a nova edição do livro sobre Kowloon Walled City" [Kickstart the Latest Edition of 'City of Darkness': The Authoritative Text on Kowloon Walled City] 30 Mar 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/186007/city-of-darkness-no-kickstarter-a-nova-edicao-do-livro-sobre-kowloon-walled-city> ISSN 0719-8906