O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Notícias de Arquitetura
  3. 5° Seminário DOCOMOMO Norte/Nordeste, Novembro 2014 em Fortaleza

5° Seminário DOCOMOMO Norte/Nordeste, Novembro 2014 em Fortaleza

  • 09:00 - 26 Março, 2014
  • por Colaborador
5° Seminário DOCOMOMO Norte/Nordeste, Novembro 2014 em Fortaleza
5° Seminário DOCOMOMO Norte/Nordeste, Novembro 2014 em Fortaleza

O DOCOMOMO BRASIL e o Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Ceará (DAU-UFC) realizarão o 5° DOCOMOMO N/Ne - Seminário de Documentação e Conservação do Movimento Moderno Norte/Nordeste - na cidade de Fortaleza entre os dias 11 a 14 de novembro de 2014 com a temática "Projeto, obra, uso e memória: a intervenção no patrimônio arquitetônico modernista".

O tema do 5° DOCOMOMO N/Ne se justifica pela necessidade de debater criticamente sobre o processo de intervenção e documentação, em sentido amplo - projetos, obras, usos e memórias - do patrimônio moderno no Norte e Nordeste do Brasil.

A temática pressupõe a importância do projeto, seja por meio da análise crítica do projeto moderno e seu conteúdo programático e ideológico, entendido como caminho para compreender e documentar os princípios fundamentais da arquitetura modernista, seja por meio do projeto de intervenção no edifício moderno, que pode redundar na sua descaracterização ou ressaltar suas potencialidades, mantendo a sua dignidade e longevidade. Some-se a isto a discussão sobre a ressemantização do vocabulário moderno, incorporado a algumas práticas de projeto na contemporaneidade.

Na sequência, a obra moderna constitui em si objeto de documentação, conservação e intervenção, materializados na sua construção, estimulando discussões sobre este tema.

A incorporação do uso ao debate, corrobora para compreender o significado de articulação dos "fixos" aos "fluxos", dos "sistemas de objetos" ao "sistema de ações", como um caminho para valorização do legado modernista.

Por fim, a memória se torna imprescindível para estabelecer os vínculos simbólicos entre tempos históricos, permitindo o reconhecimento e a valorização efetiva dos lugares, símbolos e lembranças, pois o espaço suporta e reforça a memória social.

Neste sentido, o Seminário admite uma diversidade de enfoques distribuída em três eixos temáticos, que incluem, preferencialmente:

A) História e Historiografia da Arquitetura e do Urbanismo Modernos – o Norte e o Nordeste.
A sessão temática tem por finalidade a apresentação de narrativas históricas, a relação entre trajetórias individuais e a análise de obras, de inventários da produção modernista no norte e nordeste e os estudos dos processos históricos de transformação material das cidades à luz da arquitetura e urbanismo modernos.  A sistematização do documento no âmbito do norte e nordeste reforça a importância da revisão historiográfica e crítica da arquitetura moderna brasileira, revelando obras e sujeitos não trabalhados nas análises consagradas pela historiografia nacional. 

B) Análise critica de projeto de arquitetura moderna e de intervenções no patrimônio modernista (teoria e prática).
A sessão temática tenciona fomentar a análise crítica dos objetos de arquitetura moderna, a partir de teorias historicamente consagradas e contemporâneas.  Quanto às intervenções, o objetivo da sessão é apresentar projetos de intervenção no patrimônio modernista e discutir como os arquitetos estão solucionando na prática os desafios, os dilemas e as questões associadas à conservação e preservação desse legado; evidenciando as bases conceituais e as técnicas que fundamentam as intervenções.

C) A Vigência do Modernismo na Contemporaneidade.
A sessão temática objetiva fomentar o debate acerca da relação entre o modernismo "histórico" e a produção da arquitetura contemporânea brasileira. Acolhe reflexões críticas acerca das influências e/ou permanências da arquitetura moderna no panorama diverso da arquitetura contemporânea no Brasil e no caso específico do Norte e Nordeste, discutindo o desenvolvimento das suas manifestações teóricas e práticas.

Chamada de Artigos. Submissões

A seleção e categorização do trabalho (apresentação oral ou pôster digital) será feita com base no envio do resumo.

Resumos
- Formato A4, Programa Microsoft Word - .doc ou .docx (versão 7 ou posterior).
- Título, fonte arial bold 12.
- Sessão Temática
- Resumo (máximo de 600 palavras), incluindo bibliografia e máximo de 06 ilustrações,  fonte Arial 10 normal, espaçamento simples.

O resumo deverá ser enviados por e-mail (com o arquivo em anexo e no corpo do e-mail) para o endereço 5docomomonnefortaleza@gmail.com até o dia 19 de maio de 2014.

A seleção final dos trabalhos, conforme as categorias (apresentação oral ou pôster digital) será divulgada no site do evento, conforme o cronograma estabelecido pela Comissão Organizadora.

Comissão Organizadora - 5°DOCOMOMO N-NE
Prof. Dr. Clovis Ramiro Jucá Neto (Coordenador Geral)
Profa. Dra. Beatriz Helena Nogueira Diógenes
Profa. Dra. Margarida Júlia Farias de Sales Andrade
Prof. Dr. Ricardo Alexandre Paiva
Prof. Dr. Romeu Duarte Junior
Profa. Dra. Adelaide Maria Gonçalves Pereira

Mais informações: http://5docomomonnefortaleza.arquitetura.ufc.br/

Sobre este autor
Cita: Colaborador. "5° Seminário DOCOMOMO Norte/Nordeste, Novembro 2014 em Fortaleza" 26 Mar 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/185476/5-degrees-seminario-docomomo-norte-slash-nordeste-novembro-2014-em-fortaleza> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.