O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Arquitetura e Paisagem: Microcostas em Vinaròs por Vicente Guallart + María Díaz

Arquitetura e Paisagem: Microcostas em Vinaròs por Vicente Guallart + María Díaz

Arquitetura e Paisagem: Microcostas em Vinaròs por Vicente Guallart + María Díaz
Arquitetura e Paisagem: Microcostas em Vinaròs por Vicente Guallart + María Díaz, Cortesia de Vicente Guallart
Cortesia de Vicente Guallart

A situação da costa de Vinaròs, localizada entre Barcelona e Valência, pedia medidas urgentes para mitigar ou deter a erosão, causada tanto pelo efeito natural do mar como pelo aumento da pressão da construção. A ideia que regeu esta iniciativa foi a busca pela preservação das escarpas rochosas da costa, tornando-as acessíveis. A cargo dos arquitetos Vicente Guallart María Díaz, o resultado desta intervenção paisagística foi um complexo volumétrico, em que plataformas modulares de madeira foram fixadas sobre as rochas, oferecendo superfícies confortáveis para descansar, tomar sol ou simplesmente desfrutar das belas vistas. 

Cortesia de Vicente Guallart Cortesia de Vicente Guallart Cortesia de Vicente Guallart Cortesia de Vicente Guallart + 15

Mais detalhes a seguir.

Cortesia de Vicente Guallart
Cortesia de Vicente Guallart

Vinaròs é uma pequena localizada situada na costa do Mediterrâneo, entre Barcelona e Valência. Sua costa é formada por uma série de praias e penínsulas sobre um terreno rochoso que se desagrega facilmente. A costa, bem como a própria área do município, estão sujeitas a constantes mudanças de acordo com a ação do mar sobre o litoral, que gera desprendimentos e erosão. 

Cortesia de Vicente Guallart
Cortesia de Vicente Guallart

Este projeto é um exemplo no qual a escala do olhar é fundamental para reconhecer a lógica com a qual agir. O local tem muito pouco interesse do ponto de vista urbanístico ou ambiental em uma escala intermediária, dada a proximidade entre as ocupações e a costa. No entanto, em pequena escala, descobre-se que a sucessão de praias, penínsulas e acidentes geográficos têm uma beleza excepcional.

Plano
Plano

Qual a dimensão necessária para que um acidente geográfico receba um nome?
Nossas análises permitiram cartografar micro lugares de grande identidade que mereciam um nome, rompendo, assim, a lógica de que para um evento geográfico ser belo ele precisa ser grande. Nosso projeto consiste em estabelecer um mecanismo para medir a costa a partir da criação de plataformas de madeira hexagonais com medidas baseadas nas proporções humanas. 

Cortesia de Vicente Guallart
Cortesia de Vicente Guallart

Estas microcostas se organizam formando ilhas de dimensões variadas e se situam nos encontros das rochas com a água. As plataformas são formadas por apenas dois tipos de peças, uma plana e outra com uma micro topografia, que permitem gerar superfícies totalmente planas, semidobradas ou totalmente dobradas. Sua disposição na costa responde a critérios de acessibilidade ao mar e interação com a dinâmica da orla.

Cortesia de Vicente Guallart
Cortesia de Vicente Guallart

Após sua inauguração, as microcostas foram rapidamente apropriadas pelos cidadãos, que as utilizam das mais diversas formas. Pode-se reconhecer na relação entre o tamanho, disposição e localização das plataformas e o perfil social e quantidade de pessoas que as utilizam um interessante fenômeno de socialização do espaço.

Cortesia de Vicente Guallart
Cortesia de Vicente Guallart

Arquitetos: Vicente Guallart María Díaz
Localização: Costa Sur, Vinaròs, Espanha
Ano do Projeto: 2007
Colaboradores: Rainer Goldstein, Christine Bleicher, Wobciech Szubinski, Csikvari Gergely, Marta Vieira Baptista, Julia Futò, Moritz Treese, Massimo Tepedino, Amaya Coello, Ignacio Toribio, Francesco Moncada, Gawel Tyrala, Diego Martin
Fotografias: Laura Cantarella, Nuria Díaz

Cliente: Câmara Municipal de Vinarós, Generalitat Valenciana e Ministério de Turismo
Geometria: Marta Malé Alemany
Maquetes: Christine Bleicher, Theodora Christoforidou, Fotios Vasilakis, Gabriella Castellanos, Daniela Frogheri, Fernando Meneses, Andrea Imaz, Marta Velez, Laure-Hélène Pelissot, Filipa Barraquero, Asaduzzaman Rassel
Construção: Binaria
Plataformas de madeira: Gestalt

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Javiera Yávar
Autor
Cita: Yávar, Javiera. "Arquitetura e Paisagem: Microcostas em Vinaròs por Vicente Guallart + María Díaz" [Arquitectura y Paisaje: Microcostas en Vinaròs por Vicente Guallart + María Díaz] 01 Mar 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/180394/arquitetura-e-paisagem-microcostas-em-vinaros-por-vicente-guallart-plus-maria-diaz> ISSN 0719-8906