O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Isolamento a partir de fungos

Isolamento a partir de fungos

Isolamento a partir de fungos
Isolamento a partir de fungos, Cortesia de Ecovative
Cortesia de Ecovative

Inspirado pelas florestas de Vermont, a startup de biotecnologia US desenvolveu um sistema que utiliza subprodutos da agricultura misturados a um micélio fúngico (um aglutinante natura) para cultivar um isolamento de alto desempenho. Ecovative Mushroom® Insulation é visto como uma alternativa viável a espumas plásticas usadas no isolamento de edifícios, tanto que o projeto ficou recentemente em segundo lugar no Cradle to Cradle Product Innovation Challenge.

Cortesia de Ecovative Cortesia de Ecovative Cortesia de Ecovative Cortesia de Ecovative + 6

Cortesia de Ecovative
Cortesia de Ecovative

Os painéis rígidos de isolamento comumente utilizados (como poliestireno extrudado) são feitos de produtos petroquímicos não renováveis e "frequentemente apresentam gases de alto potencial de aquecimento global que se desprendem com o passar do tempo". Por outro lado, isolamentos menos rígidos podem se deslocar no interior das paredes, especialmente em edificações pequenas e itinerantes, o que compromete a efetividade do isolamento. Além disso, para seguir os códigos de segurança contra incêndios, praticamente todos os painéis rígidos e isolamentos maleáveis apresentam em sua composição químicos retardantes de fogo. 

O processo alternativo da Ecoative envolve o embalamento do isolamento fúngico entre as paredes. "Em três dias o micélio cresce e solidifica as partículas soltas, aderindo às tábuas de pinos e criando um painel sanduíche extremamente resistente. O resultado é similar a painéis estruturais isolantes, com a vantagem desta camada contínua de isolamento não apresentar pontes térmicas. Em aproximadamente um mês, os fungos naturalmente secam e entram em estado de dormência." Segundo a companhia, "fungos não crescem apenas em fendas ou devido a condições impróprias, e podem ser facilmente podados antes que produzam esporos."

Saiba mais sobre o Ecovative's Mushroom Insulation aqui.

Leia também sobre tijolos feitos a partir de bactérias, um produto que ganhou o primeiro lugar no último Cradle to Cradle Product Innovation Challenge.

Referências: Ecovative, Cradle to Cradle

Sobre este autor
James Taylor-Foster
Autor
Cita: Taylor-Foster, James. "Isolamento a partir de fungos" [Insulation Grown From Fungi] 22 Fev 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/178456/isolamento-a-partir-de-fungos> ISSN 0719-8906