O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Sochi 2014: Asif Khan Saúda os Espectadores com "Monte Rushmore Arquitetônico"

Sochi 2014: Asif Khan Saúda os Espectadores com "Monte Rushmore Arquitetônico"

Sochi 2014: Asif Khan Saúda os Espectadores com "Monte Rushmore Arquitetônico"
Sochi 2014: Asif Khan Saúda os Espectadores com "Monte Rushmore Arquitetônico" , Courtesy of Asif Khan Studio
Courtesy of Asif Khan Studio

Os Jogos Olímpicos estão em pleno andamento e, embora o "Conjunto Costeiro" dos estádios tenha atraído uma quantidade considerável de atenção, há uma instalação exigindo interação de cada espectador. Construído na entrada do Parque Olímpico de Sochi está o "MegaFaces", de Asif Khan Studio, um pavilhão que "se contorce para recriar imagens em 3D dos rostos dos visitantes retransmitidos via escaneamentos faciais digitais feitos em cabines de fotos instaladas no interior do edifício."

Composto por 11 mil acionadores sentados debaixo da  membrana de tecido elástico do cubo, a instalação permite um rosto tridimensional de oito metros de altura emergir da parede de cada vez (uma ampliação em uma escala de 3.500 vezes o original). Segundo os designers, esta característica do edifício "tem sido comparada a uma gigante tela de pino e um Monte Rushmore digital e arquitetônico."

Para Asif Khan, o destaque duradouro do rosto e da iconografia facial em comunicação digital foi um ponto de partida claro e muito literal. "A capacidade de qualquer pessoa ser refletida de volta para o mundo através da construção empresta a este projeto uma sensibilidade democrática e muito humana, com o potencial para que qualquer transeunte e até mesmo os visitantes de cabines de fotos a serem instaladas nas lojas MegaFon em toda a Rússia, atinjam a honra da finalidade olímpica: se tornar um herói."

Courtesy of Asif Khan Studio
Courtesy of Asif Khan Studio

"Por milhares de anos as pessoas têm usado o retrato para gravar sua história na paisagem, edifícios e através da arte pública. Enquanto a Internet é o lugar que registra nossa história agora, notavelmente rostos permanecem no centro da narrativa. Se nós estamos fazendo um auto-retrato e publicamos para os nossos amigos verem, ou enviando uma mensagens de texto com um emoticon para mostrar como nos sentimos, nós traduzimos um meio fundamental de auto-expressão em um novo meio. É por isso que eu penso neste pavilhão como uma sinergia entre a arquitetura e uma plataforma digital. Ao mesmo tempo, é um monumento a todos nós. O conceito é fazer com que as pessoas sejam rosto dos Jogos Olímpicos. "

Courtesy of Asif Khan Studio
Courtesy of Asif Khan Studio

MegaFaces é essencialmente a primeira "grande tela de três dimensões acionada de LED" do mundo. Cada um dos 11.000 acionadores carrega em sua ponta uma esfera translúcida que contém uma luz de LED RGB. Os acionadores estão ligados em um sistema bidirecional, que faz com que seja possível controlar cada um, individualmente, e ao mesmo tempo também, reportar a sua posição exata para o sistema.

A arquitetura de Asif Khan tem "desde o princípio empregado uma linguagem de investigação que explora estruturas de transformação." O primeiro projeto do estúdio, o West Beach Café na cidade litorânea britânica de Littlehampton, é também um cubo que, através da manipulação de uma das suas fachadas, se transforma inteiramente a partir de um sistema fechado para um espaço aberto.

  • Arquitetos

  • Localização

    Sochi, Krasnodar Krai, Rússia
  • Projetista Encarregado

    Asif Khan
  • Engenheiro Interativo

    iart
  • Engenheiro estrutural

    AKTII
  • Engenheiro de Serviços

    Atelier 10
  • Project Management UK

    Davis Langdon
  • Arquiteto Local

    Progress
  • Cliente

    Megafon
  • Agencia

    Axis
  • Área

    2000.0 m2
  • Ano do projeto

    2014

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este autor
James Taylor-Foster
Autor
Cita: Taylor-Foster, James. "Sochi 2014: Asif Khan Saúda os Espectadores com "Monte Rushmore Arquitetônico" " [Sochi 2014: Asif Khan Greets Spectators with "Architectural Mount Rushmore" ] 13 Fev 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Márquez, Leonardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/176685/sochi-2014-asif-khan-sauda-os-espectadores-com-monte-rushmore-arquitetonico> ISSN 0719-8906