O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Cinema e Arquitetura: "Edifício Master"

Cinema e Arquitetura: "Edifício Master"

Cinema e Arquitetura: "Edifício Master"
Cinema e Arquitetura: "Edifício Master", Edifício Master. Cartaz de Divulgação.
Edifício Master. Cartaz de Divulgação.

Hoje, no Cinema e Arquitetura, o ArchDaily Brasil presta homenagem ao cineasta brasileiro Eduardo Coutinho. Edifício Master, cenário e título do documentário de 2002 dirigido pelo ícone do cinema nacional, oferece ao espectador um novo olhar sobre Copacabana, de forma distinta e discreta, através do cotidiano dos moradores do edifício retratando suas identidades, particularidades, condições e formas de vida.

Copacabana, um dos cartões postais mais famosos do Rio de Janeiro, é um dos destinos mais desejados em todo o mundo, no entanto, no Edifício Master, a bela praia e suas calçadas monumentais ficam em segundo plano. O protagonismo do documentário surge no cotidiano dos residentes do edifício, a uma quadra da praia, evidenciando a frase que acompanha o cartaz: “Um filme sobre pessoas como você e eu”.

Com 12 pavimentos e 23 apartamentos por andar, o edifício, onde moram cerca de 500 pessoas, é o cenário dos 37 moradores entrevistados por Coutinho. Os personagens da vida real dividem com o diretor histórias íntimas e reveladoras de suas vidas. 

Pelo período de três semanas, durante a produção do documentário, Coutinho e sua equipe passaram a viver no edifício. Com a ambientação que surgiu entre eles e os moradores, o filme apresenta encontros latentes, dos quais surgem as conversas com o diretor, onde sentimentos e histórias do dia-a-dia são reveladas. 

Filmado no interior dos apartamentos, sem a presença de cenas exteriores e com o foco na narrativa dos residentes, o diretor nos proporciona inúmeras imagens subjetivas do mundo. O olhar exteriorizado dos personagens se contrapõe ao olhar do espectador, que desvanece sobre o depoimento íntimo e particular de cada um desses indivíduos.

O documentário apresenta a forma característica de Coutinho em suas criações. O cineasta, um dos documentaristas mais importantes de sua geração, é conhecido pelo modo direto que produzia seus filmes, sem a utilização de muitos efeitos. A forma genuína como o diretor retratava a vida nos traz de volta um olhar mais humano e esperançoso sobre o que entendemos a propósito de nossos sentimentos e emoções. 

FICHA TÉCNICA

Título Original: Edifício Master
Direção: Eduardo Coutinho
Duração: 111 min.
Ano de Produção: 2002
País: Brasil
Distribuidor: VideoFilmes
Prêmios: Festival de Gramado 2002, Grande Prêmio Cinema Brasil 2003, Festival de Havana 2003, Margarida de Prata 2003, Troféu APCA 2003, Mostra Internacional de Cinema São Paulo 2002.

Sobre este autor
Victor Delaqua
Autor
Cita: Victor Delaqua. "Cinema e Arquitetura: "Edifício Master"" 07 Fev 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/175557/cinema-e-arquitetura-edificio-master> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.