O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Notícias de Arquitetura
  3. Richard Rogers participará do projeto para o Parque Hugo Chávez em Caracas

Richard Rogers participará do projeto para o Parque Hugo Chávez em Caracas

Richard Rogers participará do projeto para o Parque Hugo Chávez em Caracas
Richard Rogers participará do projeto para o Parque Hugo Chávez em Caracas, Proposta para o Estádio de Futebol. Cortesia da Prefeitura de Caracas
Proposta para o Estádio de Futebol. Cortesia da Prefeitura de Caracas

No último dia 17 de janeiro, o prefeito de Caracas, Venezuela, Jorge Rodríguez e o arquiteto britânico Richard Rogers, firmaram o contrato para a construção dos estádios de futebol e baseball que farão parte do Gran Parque de Caracas "Hugo Chavez", situado em La Rinconada. Richard Rogers será um dos responsáveis que conduzirá, junto a outros engenheiros venezuelanos, o parque que homenageia o falecido presidente.

O Parque “Hugo Chávez” contará com 200 hectares localizados nos arredores do hipódromo La Rinconda, em Coche, passando também pelas instalações do Museu Alejandro Otero (MAO) e o Poliedro de Caracas. A obra, que teve início em abril de 2013, contempla a construção de um estádio de futebol com capacidade para 50 mil pessoas e um estádio de baseball, para 45 mil espectadores, além de um ginásio multiuso e a nova sede da Universidad Bolivariana de Venezuela. Ambos os estádios devem ser concluídos em 2015.

Masterplan Parque Hugo Chávez. Cortesia da Prefeitura de Caracas
Masterplan Parque Hugo Chávez. Cortesia da Prefeitura de Caracas

Em sua visita a Caracas, Rogers recebeu das mãos do prefeito as chaves da cidade. Na cerimônia disse: "Creio que o importante está em resgatar espaços para recreação, para o bem estar das pessoas. Que os habitantes da cidade sintam que desfrutam do ambiente, e nestes resgates se encontram os estádios, porque do contrário, dirão que vim por questões políticas, e não para exercer meu trabalho de arquiteto em busca dos benefícios que se encontram no ambiente." Ao fim do evento, o arquiteto participou de uma inspeção nas obras do Projeto Integral Santa Rosa em El Recreo, complexo urbanístico projetado pelo arquiteto venezuelano Fruto Vivas.

Prefeito Jorge Rodríguez junto a Richard Rogers durante sua visita a Caracas. Cortesia da Prefeitura de Caracas
Prefeito Jorge Rodríguez junto a Richard Rogers durante sua visita a Caracas. Cortesia da Prefeitura de Caracas

O interesse do arquiteto Richard Rogers na Venezuela surgiu há alguns anos, quando conheceu o Presidente Chaves, que lhe deu a ideia de projetar um parque recreacional que traria benefícios aos habitantes de Caracas. Rogers aceitou com prazer o desafio: "(...) como sou apaixonado pela busca por espaços abandonados, em resgatá-los e colocá-los ao dispôr dos habitantes, para seu desfrute e benefício, me coloquei às ordens da cidade de Caracas."

Este projeto faz parte do Plan de la Patria 2013-19, proposto por Hugo Chavez durante seu governo, e busca implementar o desenvolvimento ambiental nas grandes cidades, acabando com a imagem de hostilidade e com os projetos voltados apenas para os automóveis. 

Via Ciudad CCS

Sobre este autor
Cita: Mora, Pola. "Richard Rogers participará do projeto para o Parque Hugo Chávez em Caracas" [Richard Rogers participará en diseño de Parque Hugo Chávez en Caracas] 07 Fev 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/174700/richard-rogers-participara-do-projeto-para-o-parque-hugo-chavez-em-caracas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.