O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Ronchamp de Le Corbusier Vandalizada

Ronchamp de Le Corbusier Vandalizada

  • 08:00 - 22 Janeiro, 2014
  • por Samuel Medina
Ronchamp de Le Corbusier Vandalizada
Ronchamp de Le Corbusier Vandalizada, Clássicos AD: Ronchamp / Le Corbusier. Imagem © Cara Hyde-Basso
Clássicos AD: Ronchamp / Le Corbusier. Imagem © Cara Hyde-Basso

Postada originalmente na Metropolis Magazine, Samuel Medina fala sobre os danos irreparáveis causados pelo vandalismo na Capela de Ronchamp, de Le Corbusier.

Na semana passada, uma freira alertou que a Capela de Ronchamp, considerada por muitos uma das mais incônicas obras arquitetônicas do último século, foi vandalizada. Quando a polícia chegou na cena do crime, encontraram sinais que os vândalos forçaram a entrada: uma das jalenas executadas por Le Corbusier estava quebrada e alguns elementos de concreto estavam faltando. Assim como publicado no Le Monde, os criminosos também tentaram invadir através da porta principal. De acordo com alguns, não é possível estabelecer o valor do dano geral, já que um dos vidros quebrados continha uma ilustração original do arquiteto. Uma avaliação inicial do departamento de monumentos históricos considera a janela irreparável​.

A Fundação Le Corbusier, que protege as obras artísticas e arquitetônicas de Le Corbusier, declarou que medidas emergenciais fossem tomadas para garantir a segurança do local tombado. A declaração, de Antoine Picon, Presidente da Fundação, citou a Associação Oeuvre Notre-Dame-du-Haut quando disse que "deveria proteger melhor o patrimônio do século XX e este de Le Corbusier em particular." Picon também se aproveitou da oportunidade para apontar o triste estado da estrutura e conservação da Igreja, em particular "problemas com mofo, infiltrações e conservação precária da alvenaria." 

Ronchamp é um dos edifícios mais idiossincráticos de Le Corbusier. O projeto da igreja mescla elementos católicos tradicionais - o crucifixo, uma efígie da Virgem Maria, com um léxico de símbolos do própro arquiteto. A porta de cerâmica pintada à mão na parede oeste contém símbolos que pouco tem a ver com a história da arquitetura e design eclesiásticos. O mesmo acontece com a parede modular com aberturas em vidraças coloridas, que recria os vitrais medievais numa versão modernista. A janela quebrada é relatada ter sido assinada pelo próprio arquiteto, embora as imagens da janela intacta parecem contradizê-los. Cerca de 80 mil turistas visitam anualmente Ronchamp, enquanto a paróquia continua a usar a igreja para os serviços.

A janela, aqui vista intacta. Imagem Cortesia do usuário flickr marco_pozzo
A janela, aqui vista intacta. Imagem Cortesia do usuário flickr marco_pozzo

Veja os danos neste vídeo:

Cita: Medina, Samuel . "Ronchamp de Le Corbusier Vandalizada" [Le Corbusier's Ronchamp, Vandalized] 22 Jan 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/169993/ronchamp-de-le-corbusier-vandalizada> ISSN 0719-8906