O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. A Casa Desmontável 8x8 de Jean Prouvé poderá ser visitada pela primeira vez na Galerie Patrick Seguin

A Casa Desmontável 8x8 de Jean Prouvé poderá ser visitada pela primeira vez na Galerie Patrick Seguin

A Casa Desmontável 8x8 de Jean Prouvé poderá ser visitada pela primeira vez na Galerie Patrick Seguin

Durante a primeira metade do século XX, Jean Prouvé chegou de forma indireta à arquitetura: a produção de móveis e componentes de casas - inovadores e tecnológicos - o levou ao projeto de um edifício e ao refinamento de seus métodos de construção. Os princípios da pré-fabricação, flexibilidade e mobilidade foram usados ​​como resposta de projeto para a necessidade de habitações acessíveis produzidas em massa na França do pós-guerra.

Apenas duas Casas Desmontáveis 8x8 são atualmente conhecidas: a utilizada por Jean Prouvé como seu escritório - agora um monumento histórico - e a que foi apresentada pela Galerie Patrick Seguin no Design Miami 2013, de 3 a 8 de dezembro do ano passado.

Saiba mais sobre a interessante "filosofia construtiva" de Prouvé e veja imagens do protótipo construído a seguir.

Cortesia de Galerie Patrick Seguin
Cortesia de Galerie Patrick Seguin

O compromisso com a reconstrução e investigação do potencial do sistema de pórticos axiais havia, na verdade, começado em 1938, quando o Atelier Jean Prouvé patenteou uma "estrutura de metal de quadros desmontáveis" em um módulo de 8 metros quadrados. O tamanho é em função da capacidade da prensa de dobras da oficina, que usina lâminas de aço de 4 metros. Esta técnica permitiu a construção de uma área mínima de 64 metros quadrados por módulo: um espaço de moradia aceitável tanto para os ocupantes quanto para o construtor.

Cortesia de Galerie Patrick Seguin
Cortesia de Galerie Patrick Seguin

Em 1944-1945, após a incorporação minunciosa dos métodos de construção da habitação familiar de Prouvé, uma série de casas desmontáveis 8x8 foram produzidas, com melhorias para maior conforto. A estrutura de suporte é construída inteiramente por chapas de aço dobradas, assim como as vigas do piso e do telhado. O uso desse modelo para a reconstrução do país levou à produção da casa Métropole, em 1949.

Cortesia de Galerie Patrick Seguin
Cortesia de Galerie Patrick Seguin

Jean Prouvé (1901-1984) foi um dos pioneiros do século XX na produção de móveis e arquitetura pré-fabricada. Filho de um dos fundadores da Escola de Nancy e afilhado de Emile Gallé, ele estava imbuído da filosofia criativa de um grupo cujo objetivo principal era criar uma arte/indústria com acesso a todos. Prouvé explorou toda a tecnologia atual em metalurgia e, em seguida, passou para a chapa de aço dobrada: na década de 1930 produziu trabalhos em metal, seus primeiros móveis, componentes arquitetônicos e edifícios desmontáveis, todos em pequenas séries.

Cortesia de Galerie Patrick Seguin
Cortesia de Galerie Patrick Seguin

Sua visão era de que "na construção não há diferença entre um móvel e uma casa", desenvolvendo uma filosofia construtiva baseada na funcionalidade e na produção eficiente. Livre de todos os artifícios, a estética resultante interveio na doutrina da União dos Artistas Modernos, dos quais Prouvé - com Le Corbusier, Pierre Jeanneret e Charlotte Perriand - foi membro fundador.

Ele aplicou os mesmos princípios para a fabricação de móveis - quase sempre para o setor público - e a arquitetura do boom do pós-guerra. Sistemas de montagem inteligentes para estruturas resistentes​​indicavam que o mobiliário e as construções poderiam ser facilmente desmontados, movidos e modificados.

Cortesia de Galerie Patrick Seguin
Cortesia de Galerie Patrick Seguin

Era uma mistura entre um espírito pioneiro e as preocupações humanistas que já não existem hoje. Trabalhando com os melhores arquitetos da época, Jean Prouvé deixou sua marca em muitos edifícios famosos do século XX.

Cortesia de Galerie Patrick Seguin
Cortesia de Galerie Patrick Seguin

* Desde a sua criação em 1989, a Galerie Patrick Seguin dedicou-se à obra de algumas das figuras mais proeminentes da arquitetura do século XX (Jean Prouvé, Charlotte Perriand, Pierre Jeanneret, Le Corbusier, Jean Royère) e organizou numerosas exposições internacionais na Galeria Sonnabend em Nova York, na Galeria Gagosian em Los Angeles, no Centro Pompidou em Paris, no MOMA e no Vitra Design Museum. Ao mesmo tempo, a galeria trabalha arduamente para promover a obra de Jean Prouvé e desenvolveu uma linha editorial de monografias que acompanharam as exposições.

Ver a galeria completa

Sobre este autor
José Tomás Franco
Autor
Cita: Franco, José Tomás. "A Casa Desmontável 8x8 de Jean Prouvé poderá ser visitada pela primeira vez na Galerie Patrick Seguin" [La Casa Desmontable 8x8 de Jean Prouvé se podrá visitar por primera vez en la Galerie Patrick Seguin] 22 Jan 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/169601/a-casa-desmontavel-8x8-de-jean-prouve-podera-ser-visitada-pela-primeira-vez-na-galerie-patrick-seguin> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.