O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Novo Livro de Eduardo Souto de Moura: Atlas de Parede, Imagens de Método

Novo Livro de Eduardo Souto de Moura: Atlas de Parede, Imagens de Método

Novo Livro de Eduardo Souto de Moura: Atlas de Parede, Imagens de Método
Novo Livro de Eduardo Souto de Moura: Atlas de Parede, Imagens de Método, Cortesia Dafne Editora
Cortesia Dafne Editora

A Dafne Editora apresentou no começo do mês o tão esperado livro Eduardo Souto de Moura: Atlas de Parede, Imagens de Método, editado por Pedro Bandeira e André Tavares com textos de Philip Ursprung, Diogo Seixas Lopes, Pedro Bandeira e Eduardo Souto de Moura.

Para além da incursão num universo visual que habita as obras do arquitecto Eduardo Souto de Moura, habitualmente escondido do olhar do público, o livro contém contribuições teóricas de peso, entre as quais se destaca o contributo de Philip Ursprung, historiador e professor na Escola de Arquitectura da ETH Zurique e comissário da exposição Herzog & de Meuron, Natural History que, em 2002, dissecou o trabalho da dupla suíça. O livro oferece uma visão original sobre as formas de pensar o projecto e os métodos da arquitectura.

Cortesia Dafne Editora

Eduardo Souto de Moura: Atlas de Parede, Imagens de Método 

Como é que um arquitecto trabalha? Sabemos que gere um número complexo de solicitações,das exigências peculiares do cliente às limitações geológicas do terreno, passando pelo autoritarismo dos regulamentos e pela subjectividade do mestre-de-obras. O projecto é o lugar onde essa gestão ganha forma documental e a Arquitectura é o saber que permite operar o projecto.

Mas como é que se cartografa esse saber? Como é que ele é composto? Como é que ele se constrói? Este livro navega por essas interrogações, utilizando o imaginário visual do arquitecto Eduardo Souto de Moura para ensaiar algumas hipóteses. As muitas imagens que conquistaram o espaço do livro foram sendo recolhidas pelo arquitecto e dialogam com desenhos e projectos originais.

Estiveram ou estão ainda afixadas nas paredes do seu escritório, arquivadas em gavetas pesadas, penduradas nas paredes de casa e, particularmente, presentes ou latentes no modo como o arquitecto imagina a Arquitectura.

O livro reúne textos teóricos sobre a questão da imagem e da sua presença nas metodologias de trabalho da arquitectura elaborados por Philip Ursprung, Diogo Seixas Lopes, Pedro Bandeira e do próprio Eduardo Souto de Moura. A edição foi coordenada por Pedro Bandeira e André Tavares e o objecto desenhado pelo designer João Faria.

Cortesia Dafne Editora

Dafne Editora, Porto, Dezembro 2011

21,6 x 26,2 cm, 144 páginas, profusamente ilustrado

 

Cita: Joanna Helm. "Novo Livro de Eduardo Souto de Moura: Atlas de Parede, Imagens de Método" 24 Dez 2011. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/16827/novo-livro-de-eduardo-souto-de-moura-atlas-de-parede-imagens-de-metodo> ISSN 0719-8906