O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. "Desenhando Sombras" por Gautam Bhatia

"Desenhando Sombras" por Gautam Bhatia

"Desenhando Sombras" por Gautam Bhatia
"Desenhando Sombras" por  Gautam Bhatia, Cortesia de Gautam Bhatia
Cortesia de Gautam Bhatia

Gautam Bhatia é um arquiteto de Nova Deli e um dos mais famosos escritores de arquitetura da Índia, tendo escrito para o The New York TimesOutlook Magazine e Indian Express.

Hoje em dia, vivemos do jeito que vivemos porque não conhecemos outro modo. Nossas vidas se enquadram nos padrões definidos de casas, ruas, bairros, cidades. Como um arquiteto, tento entender e explorar - através do desenho - diferentes possibilidades de construção e paisagem. Cada vez mais os desenhos têm me afastado das convenções da arquitetura, indo em direção a planos mais abstratos. Desenhar tem ajudado a definir espaços inexistentes, talvez como eles deveriam existir. Não de uma maneira utópica, mas de modo a tentar meramente descrever um jeito diferente de viver. 

Cortesia de Gautam Bhatia
Cortesia de Gautam Bhatia

Os desenhos são uma espécie de rebelião contra os limites do espaço. Eles exploram as possibilidades extremas: por um lado, um confinamento tão estreito e sufocante que requer libertação e exposição, e por outro lado, uma imensidão que se afasta incessantemente em direção ao horizonte, no qual pessoas e edifícios são minúsculos. Como se todo o esforço humano - definido por pessoas, árvores e edifícios - fosse meramente uma gravura na vastidão.

Cortesia de Gautam Bhatia
Cortesia de Gautam Bhatia

No início, a terra é vazia e sem expressão, deserta, sem som ou forma ou sombra. Apenas uma ausência na paisagem. O vazio cria a primeira insinuação, a esperança de arquitetura. Um objeto desenraizado surge no espaço - um ser humano, uma árvore, um edifício, uma sombra. O desenho constrói uma relação entre eles. Por vezes a sombra dissipa o próprio espaço, por vezes a sombra é usada para enraizar coisas à terra. A arquitetura existe se ela não projeta sombras?

Cortesia de Gautam Bhatia
Cortesia de Gautam Bhatia

O peso do edifício deixa uma sombra permanente no solo, uma área cinzenta misteriosa, bastante diferente da inquieta sombra que segue uma pessoa em movimento. Sua profundidade é tão tortuosa quanto impenetrável, mas está lá, uma presença histórica arqueológica que não pode ser apagada. Permanência e imobilidade de um edifício são fatos. Aceita-se isso com uma certeza tão certa quanto a morte. E quando você constrói, você constrói com o pincel de uma sombra negra, na esperança persistente de que o seu edifício também tenha, um dia, o lugar de descanso eterno da morte, de que a escuridão imóvel cresça e escureça ainda mais com o envelhecer do edifício, ao passo que ele se torna arquitetura.

Gautam Bhatia é um arquiteto de Nova Deli e um dos mais famosos escritores de arquitetura da Índia, tendo escrito para o The New York TimesOutlook Magazine e Indian Express.

Cita: Bhatia, Gautam . ""Desenhando Sombras" por Gautam Bhatia" [Drawing Shadows by Gautam Bhatia] 10 Jan 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/166884/desenhando-sombras-por-gautam-bhatia> ISSN 0719-8906