O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Bibliotecas
  4. Canadá
  5. Chevalier Morales Architectes
  6. 2013
  7. Proposta vencedora para a Biblioteca Pierrefonds / Chevalier Morales Architectes

Proposta vencedora para a Biblioteca Pierrefonds / Chevalier Morales Architectes

Proposta vencedora para a Biblioteca Pierrefonds / Chevalier Morales Architectes
Proposta vencedora para a Biblioteca Pierrefonds / Chevalier Morales Architectes, Cortesia de Chevalier Morales Architectes
Cortesia de Chevalier Morales Architectes

O escritório Chevalier Morales Architectes, em colaboração com DMA Architectes, venceu a competição para projetar a Biblioteca Pierrefonds em Quebec. O projeto pedia uma renovação completa do edifício existente - visando receber o certificado LEED Gold - além de uma expansão de 2.316 m² que incluiria novas tecnologias de gerenciamento de documentos. O projeto vencedor foi inspirado em antigos masterplans para Pierrefonds, bem como no pragmatismo econômico aplicado em shopping centers.

Cortesia de Chevalier Morales Architectes
Cortesia de Chevalier Morales Architectes

A equipe encontrou inspiração em um antigo desenho de um parque proposto no encontro de duas avenidas lineares, delimitado por uma rua curva. O parque fora dividido em várias áreas destinadas a diferentes faixas etárias e atividades - muito similar a projetos de bibliotecas. Isto se tornou fundamental para o projeto, que resultou em dois jardins internos. Estes permitem que a luz natural e a floresta alcancem o interior do edifício existente. 

Cortesia de Chevalier Morales Architectes
Cortesia de Chevalier Morales Architectes

A tipologia de shopping center foi também investigada, e sua liberdade de circulação, flexibilidade na organização espacial e múltiplos movimentos e experiências foram incorporados no projeto. Esta tipologia se manifesta através das "asas" propostas, que se fundem em um espaço de encontro, uma arquibancada, aberturas no piso que permitem conexão visual, diversas aberturas zenitais e um espaço cívico. Contudo, ao invés da opacidade dos fechamentos e vagas de estacionamento que caracterizam o exterior da maior parte dos shopping centers, o perímetro da biblioteca será transparente e verde.

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: Porada, Barbara. "Proposta vencedora para a Biblioteca Pierrefonds / Chevalier Morales Architectes" ["Pierrefonds Library" Winning Entry / Chevalier Morales Architectes] 22 Nov 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/153771/proposta-vencedora-para-a-biblioteca-pierrefonds-slash-chevalier-morales-architectes> ISSN 0719-8906