Feliz Aniversário Oscar Niemeyer!

Feliz Aniversário Oscar Niemeyer!

Arquitetura é paixão.

Às vezes pode ser muito complexa, lenta, até mesmo dolorosa… mas nossa paixão nos faz chegar até o final, para ver nossas criações se tornarem realidade, apesar de tudo.

Essa paixão se transforma em um espírito empreendedor, colaborativo, no desejo de usar o nosso conhecimento para influenciar nossa sociedade e para melhorar o nosso ambiente construído.

Para mim, um dos melhores exemplos vivos dessa paixão é nosso mestre Oscar Niemeyer.

Hoje, o mestre faz 104 anos e continua trabalhando no seu escritório em Copacabana, Rio de Janeiro, desde onde o entrevistamos, entregando projetos ao Brasil e ao redor do mundo. Tão apaixonado pelo seu trabalho, que não pode parar.

Devoto da arquitetura e das mulheres, foi capaz de expressar sua paixão por ambas.

montanhas/ondas/mulheres = curvas

Não é o angulo reto o que me atrai. Nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a livre e sensual curva.  A curva que encontro nas montanhas do meu país, no curso sinuoso dos rios, nas ondas do oceano, nas nuvens do céu, no corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o universo.

 - Oscar Niemeyer


Tranquilo com a Vida, música composta por Niemeyer, baixe e escute aqui.

Apaixonado por como a arquitetura pode desempenhar um papel mais relevante na sociedade, ele se envolveu na política e desempenhou um papel fundamental na visão do novo Brasil, organizando o concurso para Brasília, a nova capital, e construindo posteriormente seus principais edifícios.

Sua forte visão política o levou a viver no exílio durante o regime militar (1966), o que lhe permitiu trabalhar em uma ampla escala internacional: França, Itália, Líbano, Argélia e Malásia. Mais tarde, de volta ao Brasil, foi presidente do Partido Comunista Brasileiro (1992-96). Um envolvimento que saiu da paixão, do desejo de levar sua visão da arquitetura e da sociedade mais além, não importando o difícil que resultava ser algumas vezes.

Entre muitos reconhecimentos durante sua prolífica carreira, o mestre recebeu, em 1988, o prêmio de maior prestígio da arquitetura, o Prêmio Pritzker.

Então, hoje, nós queremos dizer feliz aniversário Oscar Niemeyer, e obrigado por nos inspirar através da sua paixão.

Sobre este autor
Cita: David Basulto. "Feliz Aniversário Oscar Niemeyer!" 15 Dez 2011. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-15314/feliz-aniversario-oscar-niemeyer> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.