Casa de bambu em Bangladesh flutua em caso de inundações

Casa de bambu em Bangladesh flutua em caso de inundações

A Casa LIFT (Low Income Flood-proof Technology ou, em português, Tecnologia à prova de Inundações de Baixo Custo) foi projetada e construída por Prithula Prosun em Dhaka, Bangladesh, como uma solução inovadora e sustentável para as comunidades pobres que vivem em áreas propensas a inundações. Milhões de pessoas perdem suas vidas nas inundações que acontecem devido ao transbordamento dos rios, aos sistemas inadequados de drenagem e às chuvas das monções. Especialistas em mudança climática preveem que as inundações se agravarão com o derretimento das geleiras do Himalaia, sobrecarregando as redes fluviais do país.

Como parte de sua tese na Universidade de Waterloo, Prosun projetou a casa de modo a flutuar com o aumento do nível da água, retornando ao solo quando as águas baixam. 

Mais informações e imagens a seguir.

© Prithula Prosun© Prithula Prosun© Prithula Prosun© Prithula Prosun+ 16

O projeto se concretizou após ter recebido uma bolsa de pesquisa do Centro Internacional de Pesquisas para o Desenvolvimento (IDRC). Ao invés de bloquear o caminho das águas, a estrutura anfíbia se adapta à natureza para se proteger das inundações. 

© Prithula Prosun
© Prithula Prosun

A Casa LIFT foi projetada para ser completamente autosuficiente, sem conexões com os sistemas de abastecimento da cidade; a residência proporciona os serviços básicos aos seus habitantes durante o ano inteiro, interferindo minimamente em seu entorno imediato.

© Prithula Prosun
© Prithula Prosun

Dois sistemas diferentes permitem que a casa flutue com o aumento do nível da água: uma base oca de ferro-cimento; e uma fundação de bambu preenchida com garrafas plásticas vazias. A estrutura da casa permanece estática no eixo vertical, garantindo estabilidade.

© Prithula Prosun
© Prithula Prosun

A parte técnica de serviços da casa capta e filtra a água pluvial durante a estação das chuvas, reciclando-a através de filtros para que possa ser utilizada durante o ano todo. A eletricidade é obtida a partir de dois painéis fotovoltaicos de 60W que garantem a iluminação e a ventilação no interior da residência. 

© Prithula Prosun
© Prithula Prosun

O sistema de compostagem inodoro permite aos moradores produzir adubo a partir de seus dejetos. A urina é dirigida ao jardim através de tubulações subterrâneas, onde serve de fonte de nutrientes.

© Prithula Prosun
© Prithula Prosun

O bambu foi escolhido por seus excelentes benefícios ambientais e seu baixo custo. O projeto piloto foi colocado à prova em janeiro de 2010, e agora é o lar de uma família de cinco pessoas. 

Planta do primeiro pavimento
Planta do primeiro pavimento

Via Open Architecture Network

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Franco, José Tomás. "Casa de bambu em Bangladesh flutua em caso de inundações" [Casa de Bambú en Bangladesh flota con el aumento del nivel del agua para enfrentar inundaciones] 11 Nov 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-151698/casa-de-bambu-em-bangladesh-flutua-em-caso-de-inundacoes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.