O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Diversos
  3. Casa de bambu em Bangladesh flutua em caso de inundações

Casa de bambu em Bangladesh flutua em caso de inundações

Casa de bambu em Bangladesh flutua em caso de inundações
Casa de bambu em Bangladesh flutua em caso de inundações, © Prithula Prosun
© Prithula Prosun

A Casa LIFT (Low Income Flood-proof Technology ou, em português, Tecnologia à prova de Inundações de Baixo Custo) foi projetada e construída por Prithula Prosun em Dhaka, Bangladesh, como uma solução inovadora e sustentável para as comunidades pobres que vivem em áreas propensas a inundações. Milhões de pessoas perdem suas vidas nas inundações que acontecem devido ao transbordamento dos rios, aos sistemas inadequados de drenagem e às chuvas das monções. Especialistas em mudança climática preveem que as inundações se agravarão com o derretimento das geleiras do Himalaia, sobrecarregando as redes fluviais do país.

Como parte de sua tese na Universidade de Waterloo, Prosun projetou a casa de modo a flutuar com o aumento do nível da água, retornando ao solo quando as águas baixam. 

Mais informações e imagens a seguir.

© Prithula Prosun © Prithula Prosun © Prithula Prosun © Prithula Prosun + 16

O projeto se concretizou após ter recebido uma bolsa de pesquisa do Centro Internacional de Pesquisas para o Desenvolvimento (IDRC). Ao invés de bloquear o caminho das águas, a estrutura anfíbia se adapta à natureza para se proteger das inundações. 

© Prithula Prosun
© Prithula Prosun

A Casa LIFT foi projetada para ser completamente autosuficiente, sem conexões com os sistemas de abastecimento da cidade; a residência proporciona os serviços básicos aos seus habitantes durante o ano inteiro, interferindo minimamente em seu entorno imediato.

© Prithula Prosun
© Prithula Prosun

Dois sistemas diferentes permitem que a casa flutue com o aumento do nível da água: uma base oca de ferro-cimento; e uma fundação de bambu preenchida com garrafas plásticas vazias. A estrutura da casa permanece estática no eixo vertical, garantindo estabilidade.

© Prithula Prosun
© Prithula Prosun

A parte técnica de serviços da casa capta e filtra a água pluvial durante a estação das chuvas, reciclando-a através de filtros para que possa ser utilizada durante o ano todo. A eletricidade é obtida a partir de dois painéis fotovoltaicos de 60W que garantem a iluminação e a ventilação no interior da residência. 

© Prithula Prosun
© Prithula Prosun

O sistema de compostagem inodoro permite aos moradores produzir adubo a partir de seus dejetos. A urina é dirigida ao jardim através de tubulações subterrâneas, onde serve de fonte de nutrientes.

© Prithula Prosun
© Prithula Prosun

O bambu foi escolhido por seus excelentes benefícios ambientais e seu baixo custo. O projeto piloto foi colocado à prova em janeiro de 2010, e agora é o lar de uma família de cinco pessoas. 

Planta do primeiro pavimento
Planta do primeiro pavimento

Via Open Architecture Network

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Cita: Franco, José Tomás. "Casa de bambu em Bangladesh flutua em caso de inundações" [Casa de Bambú en Bangladesh flota con el aumento del nivel del agua para enfrentar inundaciones] 11 Nov 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/151698/casa-de-bambu-em-bangladesh-flutua-em-caso-de-inundacoes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.