![](https://images.adsttc.com/media/images/5231/ffa9/e8e4/4efe/3a00/00ac/newsletter/01-urban-farm.jpg?1379008420)
Com o aumento do número de pessoas migrando para as cidades, aumenta também a preocupação quanto ao futuro da agricultura. Protótipos de fazendas verticais urbanas têm sido desenvolvidos e, considerando-se as projeções de crescimento urbano, estas fazendas provavelmente farão parte de nosso futuro.
Nos escritórios Pasona, o futuro já chegou. Esta agência de empregos de Tóquio dedicou 20% de sua área para o cultivo de vegetais, tornando-se a maior fazenda urbana do Japão.
![](https://images.adsttc.com/media/images/5231/ffaa/e8e4/4e28/3000/00a4/newsletter/04-urban-farm.jpg?1379008420)
Os jardins contém tanto vegetais hidropônicos quanto plantados em terra, e necessitam de um controle climático bastante preciso. Isto frequentemente significa manter estes espaços mais quentes que os níveis considerados confortáveis para escritórios, e esta é indiscutivelmente a característica mais desagradável do edifício.
Os vegetais cultivados no escritório não se destinam apenas à alimentação dos funcionários de Pasona. Kono Designs, o escritório responsável pelo projeto, espera que este novo tipo de escritório inspire os habitantes das grandes cidades a reconsiderar a agricultura e, possivelmente, redinamizar algumas áreas rurais.
Ao menos, o projeto parece pronto para inspirar outros escritórios a embarcar nesta nova tendência de projeto.
Para saber mais sobre fazendas urbanas, reveja esta série de artigos publicada no ArchDaily Brasil: